RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 62

 

PARTE IX – MUNDOS DESCONHECIDOS

Capítulo 62

Abandawe

 

 

John Grey oferece o barco que pertence a quem ocupa o cargo de governador, mas Jamie diz que prefere que a embarcação seja roubada para que, caso sejam pegos, Grey não seja associado a criminosos. O governador relutantemente acabou concordando, mas pediu para que o escocês tomasse muito cuidado para não ser capturado. Ele ainda pediu para que se mantivesse afastado da rota dos navios ingleses no norte de Antígua. Claire destacou que Jamie e ela não contaram a Grey a respeito de um navio com escravos em fuga pelo qual passaram no rio Yallahs. Antes de se despedir, John ofereceu um lugar para Claire ficar sob sua proteção, mas Jamie disse que a inglesa precisava ir junto. Claire notou um tanto de ciúme por parte de Grey, mas sabia que não podia dizer o motivo da necessidade de sua presença no resgate de Ian.

Prosseguindo, Jamie teve que usar de sua autoridade para não permitir que Fergus e Marsali fossem junto. Apenas Lawrence Stern os acompanhou no barco comandado por Innes até Hispaniola. Durante o trajeto, Claire e Stern estabeleceram um interessante diálogo sobre ciência e eventos sobrenaturais. O naturalista contou sobre algumas experiências que viu às quais poderiam se atribuir tanto explicações científicas quanto religiosas. Depois, Claire perguntou sobre os outros rapazes que haviam sido capturados junto com Ian, mas Jamie afirmou que era melhor que ela não soubesse.

Ao chegarem na costa de Hispaniola, Jamie ordenou a Innes que todos no barco aguardassem ali na praia e que se a Marinha Real aparecesse, eles deveriam fugir. Innes relutou, mas acabou acatando as ordens de Jamie. Assim, o casal e Stern seguiram em direção à Abandawe, de modo que no caminho Claire percebeu que havia um círculo de pedras no local. A inglesa começou a se sentir mal, as sensações semelhantes às que sentiu em Craigh na Dun, deixando Jamie e Stern preocupados. O efeito que o círculo de pedras lhe causou possibilitou que ela visse que Geillis estava na caverna e que está também sabia que a inglesa estava próxima.

Recuperando-se do mal-estar, Claire seguiu junto com Jamie e Stern em direção à caverna o mais rápido que puderam. Chegando lá, o escocês pediu que o naturalista aguardasse do lado de fora da caverna. O lugar era escuro e assustador. Jamie seguia à frente de Claire e eles faziam promessas de quem deveria ser morto, caso fosse necessário. Assim, Claire seria a única – entre o casal – que conseguiria atravessar pelas pedras, se fosse preciso seguir Geillis. Ao chegarem no interior da caverna, encontram-na e também o jovem Ian que estava amarrado – próximo dele havia um machado, talvez sinalizando a intenção de Geillis de sacrificá-lo para conseguir viajar para o futuro em busca de Brianna.

O encontro dentro da caverna foi marcado por muita tensão. Geillis apontava uma arma na direção de Jamie enquanto terminava de arrumar o cenário para o ritual que estava preparando. Ela deixou claro que iria em busca de Brianna e isso mexeu com as emoções do casal. Jamie avançou na direção da sequestradora e Claire anunciou sua intenção por meio de suas expressões faciais – ela notou isso no olhar de Geillis. Isso a fez lembrar de uma vez quando Brianna ainda era muito pequena e um carro bateu na lateral do seu veículo onde a menina estava. Ela lembrou de como desceu de seu carro em direção ao motorista que diante de suas feições fechou o vidro da janela.

Houve um tiro que acabou atingindo o teto da caverna e, diante da ameaça à sua filha, Claire não pensou duas vezes, pegou o machado e atingiu Geillis. Jamie estava sangrando, mas soltou Ian e os três partiram logo em direção à saída. Eles sentiam um forte chamado da caverna e temiam não conseguir sair. No entanto, Jamie afirmou que o barulho se tratava na verdade do vento anunciando uma tempestade.

Ao saírem da caverna, encontram Stern se abrigando do mau tempo. Ian agradeceu ao tio e Claire disse que precisavam se afastar do lugar o mais rápido possível devido às sensações que lhe causava. Claire notou que Jamie havia sido atingido pelo tiro de Geillis, a bala atravessou o couro cabeludo, ficando alojada sem causar grandes danos. A inglesa fez um procedimento de retirada da bala e a entregou nas mãos de Jamie como recordação. Ele tentava confortar sua amada que chorava em consequência do choque sofrido com toda a situação dentro da caverna.

Ian contou que não foi maltratado durante a viagem no Bruja, que na Mansão da Rosa ficava preso junto com outros garotos que eram levados um a um, a maioria sem retorno. O que o deixava apreensivo era não saber o que acontecia, qual era o destino dos jovens e qual era a intenção de Geillis. Até que um dia ele foi levado para dentro da casa, tomou banhou e vestiu roupas limpas, pois ela o aguardava. A intenção de Geillis foi frustrada quando ela descobriu que Ian não era virgem, mesmo assim, o forçou a ter relações sexuais. Ian perguntou a Jamie se ele já havia se deitado com alguma mulher sem amor, o escocês afirmou demonstrando compreender o que seu sobrinho passou. O rapaz ainda disse que contou toda a verdade a Geillis, sobre seus parentes, sobre a gráfica etc. Isso confirmou o que Jamie e Claire suspeitavam, que a sequestradora já os aguardava.

O grupo acampou. Ian e Stern dormiram. Claire fez companhia a Jamie que permanecia em guarda. A inglesa perguntou se ele tinha algum rancor em relação a Yi Tien Cho, mas Jamie disse que não e esperava que o chinês conseguisse chegar até uma ilha que havia sugerido para ele, na qual existiam alguns mercadores chineses.

Ao final do capítulo, Jamie diz que irá mandar Ian de volta para sua mãe. Claire questiona se o rapaz concordará depois de ter vivido tanta aventura, mas Jamie parece decidido. O escocês ficou apreensivo quando Claire pegou uma de suas seringas, mas ela disse que era para Ian, com o objetivo de evitar que ele desenvolvesse Sífilis. Jamie, então, procurou seu casaco para dormir, pois afirmou que desejava sentir as crianças – se referindo às fotos de Brianna e ao retrato de Willie – enquanto dormia.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Abandawe. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.62.


Comentários

Postagens mais visitadas