RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 63

 

PARTE IX – MUNDOS DESCONHECIDOS

Capítulo 63

Das profundezas

 

 

Pela manhã, Claire, Jamie, Ian e Stern estavam descansados e alimentados e de repente viram um navio se aproximando. Ian se assustou ao ver o Bruja, imaginando que fossem os piratas novamente, mas Jamie disse que eram escravos que fugiam no navio português. Logo em seguida, surgiu outra embarcação, desta vez, era o Porpoise e Jamie chamou a todos para correrem para se esconder do navio inglês. Lawrence alertou sobre a chegada de mais uma embarcação: o navio do governador. Então, todos correram em direção ao pequeno navio e buscavam subir a bordo. Inicialmente, acreditavam que o navio inglês estava perseguindo a pequena embarcação do governador, mas estava em busca dos escravos fugitivos.

O Porpoise disparava os canhões contra os escravos que corriam desesperadamente. Os tiros deixaram o Bruja aos pedaços e lançou partes dos corpos dos escravos pelo ar deixando manchas de sangue na areia. Algum tempo depois, o navio inglês começou a perseguir a pequena embarcação por horas, de modo que começou a chover e o grupo perdeu até a noção de há quanto tempo estavam sendo seguidos. A tripulação agarrava-se da forma que podia para manter-se no navio.

A perseguição foi interrompida por uma onda em meio ao mar agitado por causa da chuva. O Porpoise afundou e Claire chegou a ver os corpos em uma onda que se levantou acima da linha do mar. Ela mesma foi abatida por uma onda, mas Jamie a segurou e a puxou para se agarrar ao mastro. A tormenta seguia atingindo o navio, raios incidiam a embarcação e o vento era tão alto a ponto de quase silenciar os demais sons da chuva, do mar, das vozes.

Por algum instante, Claire lembrou-se de Joe Albernathy e do contato que ela teve com o crânio de uma mulher decapitada, assim, rememorou o ocorrido com Geillis na caverna. Depois, outro trovão atingiu o navio e a chuva caía em forma de granizo. A tripulação procurava formas de acumular água para saciar a sede. Após muito tempo, Claire adormeceu com a cabeça no ombro de Jamie por algumas vezes.

Finalmente, depois de cinco dias, terra firme podia ser vista. Claire olhava para um grupo de aves se alimentando em águas rasas, quando, de repente, algo atingiu a embarcação. A inglesa foi jogada ao mar, uma corda presa em seu corpo a puxava para baixo, mas Jamie estava lá para salvá-la. Ela sentia muita dor em uma de suas pernas fazendo-a lembrar de Murphy e a história sobre dentes de tubarão, então, começou a imaginar se teria perdido sua perna. Jamie pedia para que ela segurasse firme nos pedaços de navio que sustentavam ambos. Em algum momento, o escocês se desesperou com a possibilidade de Claire estar morrendo e ela realmente descreve a sensação de morte, mas sua perna que doía lhe trouxe à realidade.

Quando Claire acordou, estava em uma cama confortável e Jamie sentiu-se aliviado por ela estar viva. Ela estava com uma perna quebrada e perguntou o que havia acontecido e onde eles estavam. O escocês explicou que eles haviam sido jogados ao mar e resgatados por estranhos. Os demais homens da embarcação estavam a salvo bem próximo dali. A inglesa percebeu que Jamie e ela passaram muito tempo na água e que ele a segurou por incontáveis horas. Ela notou que estava sem suas roupas e perguntou pelo casaco de Jamie. Ele contou que não conseguia carregá-la com o volume dos tecidos, rasgou-os e jogou fora. O casaco com as fotos de Brianna e o retrato de William foi ao fundo do oceano, mas ele não se lamentou por isso. Com ele, restaram algumas pedras preciosas que estavam com Geillis.

Ao final do capítulo, uma mulher entrou no quarto onde o casal estava unido pelas mãos em um silêncio de conforto e alívio. A figura se tratava da dona da casa que parecia muito gentil e informou que os homens do navio naufragado já haviam chegado. Ela se apresentou e esperou que Jamie e Claire fizessem o mesmo, mas o escocês perguntou primeiro onde eles estavam, pois com a tormenta acabaram perdendo a noção de direção e de tempo. A mulher disse que estavam na colônia da Geórgia, o que soou como alívio para Claire – agora estavam na América, uma terra nova para recomeçar, sinal de liberdade, longe da Escócia e da Inglaterra. Por fim, Jamie se apresentou e também a Claire.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. A fogueira do crocodilo. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.63.

Comentários

Postagens mais visitadas