CURIOSIDADES: Castelo de Doune - Castelo Leoch em Outlander

 

Logo nos seus primeiros episódios, a saga Outlander, de Diana Gabaldon, produzida pela Starz, apresenta ao espectador o chamado Castelo de Leoch (fictício), sede do Clã Mackenzie.

Trata-se, na verdade, do belo Doune Castle, construído em 1361, no alto de uma imponente colina, na aldeia de mesmo nome, em Stirling, Escócia Central.  

Símbolo da arquitetura escocesa, a fortaleza encontra-se em bom estado de preservação e faz parte roteiro turístico daqueles que visitam o Reino Unido, principalmente para os amantes de Outlander.

A edificação possui um pátio cercado por duas torres e um extenso corredor, quartos, cozinhas e salas repletas de artefatos imponentes.

Atualmente, o Castelo Doune encontra-se sob a administração do Historic Environment Scotland (instituição que cuida de diversos monumentos históricos), sendo uma opção frequente de cenário para a indústria cinematográfica.

O local serviu de locação não apenas da série Outlander, mas também do filme Monty Python and de Horly Grail (Camelot) e da série Game of Thrones (Winterfell).

No primeiro episódio somos remetidos para aquela cena em que Claire e Frank chegam ao castelo, na década de 40, para depois sermos transportados para o século XVIII, quando ela chega ao mesmo local, duzentos anos antes, suja e descabelada, após ser resgatada do vilão Black Jack Randall por Dougal Mackenzie e seus homens, além do nosso herói, James Fraser. 

Muitos dos principais personagens são apresentados dentro deste ambiente, como Colum Mackenzie, Senhor das Terras, sua esposa Letitia, o filho Hamish, Sra. FitzGibbons e sua neta Laoghaire.

Local de filmagem dos primeiros episódios da série, correspondente ao livro “A viajante do Tempo”, nem todas as cenas foram efetivamente gravadas no castelo. Os principais ambientes internos foram reproduzidos em estúdio, como a cozinha da Sra. FritzGibbons, sendo, no entanto, a parte externa, o pátio e os jardins do Castelo aproveitados em outras cenas.

Além disto, a própria tecnologia ajudou na criação ou recriação dos cenários. A cena em que Claire e Geillis Duncan aparecem no colhendo ervas teria sido gravada em outro lugar, com o castelo adicionado a uma tela verde ao fundo.

            O pequeno vilarejo de Doune teve sua economia originária na fabricação de pistolas, mas hoje o turismo é a principal fonte de renda, o que foi impulsionado principalmente com Outlander, que gerou o aumento do número de visitantes em quase 30% em 2014-2015.

O castelo foi  erguido no final do século XIV por iniciativa de Roberto StuartDuque de Albany (1340-1420), filho de Roberto II da Escócia, e regente da Escócia de 1388 até à sua morte. A propriedade passou para a Coroa em 1425, quando o filho do duque foi executado.

Assim, quando James I foi coroado rei, em 1567, passando a ser James I da Inglaterra e VI da Escócia, o castelo perdeu seu status de castelo real, com a partida do Rei para Londres.

Ao final do século XVI, a propriedade passou para os condes de Moray.

Devido a sua proximidade com os Castelos de Stirling e Castelo de Edimburgo, logo ele foi caindo em desuso. Durante o período das rebeliões jacobitas, o castelo foi usado como esconderijo para Bonnie Prince Charlie, também foi usado como prisão durante a Batalha de Falkirk, e foi bastante destruído durante as batalhas que fizeram parte das Guerras de Independência da Escócia.

Em meados do século XVII, no contexto da Guerra dos Três Reinos, e na passagem do século XVII para o XVIII, durante os Levantes Jacobitas, sofreu ação militar, vindo a ser destruído em 1800.

Foi restaurado no ano de 1880, com o refazimento  dos telhados de madeira e do pisos internos, passando para a esfera do Estado em 1984.

Texto feito pela nossa Sassenach Mônica Araújo 


Fonte: BBC News

Prisioneiros levados do Castelo de Doune, apóis a Batalha de Falkirk na 2ª Revolta Jacobita (1746)
Fonte: Getty Images

Claire e Geillis próximas ao Castelo de Doune (Castelo Leoch em Outlander)
Fonte: Outlander Locations
Outlander/Starz



Referências: 

BARTOLAMEI, Bruna. Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander. [S. l.], 04 ago. 2017. Disponível em: https://contandoashoras.com/2017/08/04/escocia-doune-castle-o-castelo-leoch-em-outlander/. Acesso em: 13 set. 2020.

CASTELO de Doune. [S. l.], 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Doune. Acesso em: 13 set. 2020.

DAVI, Eliza Vieira. Doune Castle: Leoch Castle de Outlander. [S. l.], 26 jun. 2019. Disponível em: https://zambetandoporai.com.br/2019/06/26/doune-castle-leoch-castle-outlander/. Acesso em: 13 set. 2020.

DOUNE Castle. [S. l.], [20--?]. Disponível em:  http://www.outlanderlocations.com/locations/doune-castle/. Acesso em: 13 set. 2020.

OUTLANDER visitors to Doune Castle near Stirling increase. [S. l.], 05 apr. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-scotland-highlands-islands-32194927. Acesso em: 13 set. 2020.

PEREIRA, Joseane. Castelo de doune: conheça a fortaleza escocesa que foi palco para Game of Thrones. [S. l.], 09 dez. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/castelo-de-doune-conheca-a-fortaleza-escocesa-que-foi-palco-para-game-thrones.phtml. Acesso em: 13 set. 2020. 

Comentários

Postagens mais visitadas