RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 4

 

PARTE I – INVERNESS, 1945

Capítulo 4

Chego no castelo

 

Esse capítulo é breve e nos direciona para um novo lugar aos olhos de Claire: o Castelo de Leoch. Sua chegada, junto com os demais homens que vinham a acompanhando desde a floresta, é marcada por estranhamento – por parte das pessoas do lugar – em virtude da forma como estava vestida inadequadamente para aquela época. Ao conhecer a Sra. FitzGibbons, ela se vê diante de um pouco de hospitalidade.

A autora busca sinalizar como a relação entre Claire e Jamie avança do conflito inicial na floresta para um sentimento de flerte e afeição por parte de ambos. Jamie começa a desenvolver um carinho especial pela moça, enquanto ela, apesar de admitir apenas em seus pensamentos que sentira algo por ele; quando, por exemplo, na passagem em que  Claire fala: “Eu podia sentir suas coxas atrás das minhas, às vezes mexendo-se e pressionando para guiar o cavalo.” (GABALDON, 2018, p. 66) resiste ao que sente ou pode chegar a sentir pelo rapaz. Isso porque ela tinha em mente voltar às pedras e poder retornar à sua época, sua realidade e seu marido.

Ao adentrar no castelo, Claire conta, inicialmente, com a ajuda da Sra. FitzGibbons para tratar do ferimento de Jaime, adquirido durante o conflito com os ingleses na floresta. Posteriormente, ao estarem a sós, a jovem enfermeira trata cuidadosamente de Jamie e um curto, porém intenso, diálogo se estabelece. Ao notar as profundas cicatrizes nas costas do rapaz, Claire se solidariza com o sofrimento pelo qual ele passou e que resultou naquelas marcas. Jamie conta, brevemente, como tudo o ocorreu e, para a moça, essa conversa lhe dar uma sensação de intimidade com o rapaz. Quando mal percebem, estão flertando e Claire logo o interrompe.

O que marca esse capítulo é o início de uma intensa estima de Jamie por Claire. Ao vê-la chorando ao lembrar do marido, Frank, e com o breve contato entre os corpos originado por um abraço de conforto, o rapaz é tocado por um sentimento muito forte e, portanto, lhe assegura sua proteção: “Não precisa ter medo de mim — disse serenamente. — Nem de ninguém aqui, enquanto eu estiver com você.” (GABALDON, 2018, p. 87)

A autora finaliza esse quarto capítulo sinalizando o que pode vir pela frente: que, em breve, Claire precisará descobrir qual a sua posição no Castelo de Leoch e como será sua situação naquele ambiente, naquele tempo e com aquelas pessoas até então desconhecidas.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Chego no castelo. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 4, p. 76-88.

GABALDON, Diana. O homem no bosque. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 3, p. 51-76.    

Comentários

Postagens mais visitadas