RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 5

 

PARTE I – INVERNESS, 1945

Capítulo 5

Mackenzie


Este capítulo é uma breve continuidade do capítulo anterior (Chego ao Castelo) que nos conduz ao reconhecimento do castelo e da situação em que Claire ficaria a partir de então.

Ao acordar, a jovem enfermeira ainda se questionava se estava mesmo em outro lugar e, principalmente, outra época. Isso mostra o quanto ela ainda era relutante em acreditar que voltar no tempo era algo possível. Nesse mesmo sentido, ela custava a crer – ou pelo menos tentava resistir a isso – que teria que permanecer naquele lugar e no século XVIII.

A chegada da Sra. Fitz ao quarto para lhe ajudar com as vestimentas adequadas àquela época e trazendo também algo para que pudesse se alimentar, indicava que não era mesmo um sonho, nem ficção, era a mais pura realidade: estava ela no mesmo castelo em que estivera há pouco com Frank – só que em épocas separadas por duzentos anos. Ao término de todo o processo de vestir Claire, a Sra. Fitz afirmara que Colum Mackenzie, senhor do castelo, a aguardava. Diante de tudo o que havia acontecido, Claire sabia que precisava ter um posicionamento sobre os fatos vividos até então caso lhe fosse imposto um interrogatório. Nessa hora, lembrou do marido Frank e uma de suas falas sobre um treinamento para interrogatórios. Isso lhe ajudou de certo modo diante das perguntas de Colum.

Algo que chama a atenção nesse capítulo é a riqueza de detalhes com os quais Claire descreve a sala de Colum Mackenzie: a gaiola com pássaros, os quadros, os tapetes, as janelas e o acervo disponível. O que mais se destaca nesse momento é como Claire caracteriza o senhorio do castelo com traços muito semelhantes ao seu irmão Dougal Mackenzie, no entanto, parece estranhar um pouco uma deformidade em suas pernas: “No momento, entretanto, meu desconforto devia-se ao fato de a cabeça tão bem delineada e o tronco longo terminarem em pernas horrivelmente arqueadas, curtas e atrofiadas. O homem que facilmente deveria ultrapassar 1,80 metro, mal chegava aos meus ombros." (GABALDON, 2018, p. 90)

A partir daí, Claire conta, com bastante segurança, toda a história até aquele momento – com alguns detalhes suprimidos, diante da situação de viagem ao tempo que não poderia ser explicada tão facilmente às pessoas daquela época sem ser taxada de bruxa – mas, apesar de uma aparente boa receptividade por parte de Colum, ele deixa claro que mantém um ar de desconfiança em relação à história contada pela moça.

Esse capítulo pode nos indicar, como a própria Claire sugere anteriormente, qual será a situação dela no Castelo de Leoch e na vida das pessoas com as quais irá conviver. Também reforça a desconfiança em relação a sua pessoa já sinalizada pelo grupo de homens na floresta ao manterem-na sob coação junto a eles.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Mackenzie. InGABALDON, Diana. Outlander: a viajante do                              tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 5, p. 88-94.  

Comentários

Postagens mais visitadas