RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 1

 

PARTE I – INVERNESS, 1945

Capítulo 1

Recomeço

 

O capítulo inicia ambientado em Inverness, Escócia, no ano de 1945 (período em que se encerra a II Grande Guerra Mundial). Após 6 anos separados pela Guerra, Claire e Frank estão passando uma segunda lua de mel nas Terras Altas. A autora vai apresentando o casal, ao mostrar como foi construída a relação deles, como Claire o conheceu e as divergências de interesse entre eles.

 Frank é um historiador e professor com uma curiosidade aguçada por eventos históricos, especialmente no que diz respeito à sua genealogia (seu novo interesse). Claire, enfermeira dedicada, mostra-se mais atenta à natureza e seus efeitos sobre os nossos corpos, portanto, passa a se interessar por botânica.

Diana Gabaldon nos apresenta o cenário, no qual vamos nos aproximando das pessoas que, inicialmente, convivem com o casal em Inverness: a dona da pousada, sra. Baird, o Reverendo Wakefield (o qual compartilha com Frank, interesses em assuntos históricos); e o sr. Crook (não aparece na série). Em meio às pesquisas de Frank juntamente com o Reverendo, Claire – que não demonstra muito interesse em tais assuntos – escuta alguns apontamentos sobre a história e os conflitos entre Escócia e Inglaterra, durante meados dos séculos XVII e XVIII e ainda a respeito de como as raízes de Frank, estão envoltas nesse contexto.

Nesse interim, o capítulo vai caminhando em um clima de mistério, magia, folclore e de elementos sobrenaturais.

Após o estranhamento pelo costume de manchar de sangue as soleiras das portas das casas, e com explicação de Frank e da sra. Baird sobre às festividades e comemorações do lugar, Claire e Frank continuam a investigar a história que perseguem, por isso, encontram-se com o tabelião do lugar.

Entre um momento e outro, a autora apresenta Claire como uma mulher – mesmo em 1945 – bem à frente de seu tempo. Por isso, em alguns momentos, parece tentar controlar seu comportamento diante das outras pessoas. Além disso, ela demonstra ter uma personalidade envolvente e com intensos interesses e disposição sexual.

O capítulo se encerra com o diálogo entre o casal a respeito de um homem que estava olhando Claire pela janela e que, de acordo com as expectativas de ambos, parecia ser um fantasma, conforme descrição feita por Frank ao tentar se aproximar. Nesse mesmo momento, há uma breve discussão, quando Frank questiona se o homem poderia ser algum soldado que tenha sido cuidado por Claire. Aos ouvidos da enfermeira, parece haver insinuação da infidelidade por parte de seu marido, o que a ofende. É aí que percebemos outra importante característica a personagem: sua independência. Ela demonstra não se submeter ao poder masculino sobre as mulheres, como acontecia bastante na época. 

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Vídeo produzido pela nossa Sassenach Sparr



Fonte: 

GABALDON, Diana. Recomeço. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 1, p. 09-28.  

Fonte complementar:

ESPECIAL OUTLANDER - LIVRO 01 - A VIAJANTE DO TEMPO. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (11min 22seg). Publicado pelo canal Sparr. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?       v=GB1WC2YG6Nw. Acesso em: 04 set. 2020.

Comentários

  1. Esse livro é real ente fascinante. .. o começo de tudo. Depois da leitura dele é pouco provável não se apaixonar por essa mágica história de amor, coragem, viagem no tempo e muita cumplicidade

    ResponderExcluir
  2. Resumo perfeito. Rico em detalhes. Um verdadeiro convite à leitura .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas