RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 12

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 12

O comandante da guarnição

 

 

Este capítulo é breve e parece ter a proposta de nos indicar duas coisas: aproximação entre Jamie e Claire e o encontro da jovem inglesa com o capitão Jonathan Randall. No início, Diana Gabaldon apresenta uma continuidade da viagem de Claire juntos aos homens do castelo buscando arrecadar as contribuições para os impostos e, em segundo plano, para o levante jacobita.

Ao chegarem em uma vila – aparentemente maior do que as anteriores pelas quais passaram – Claire é instalada em um quarto, de certo modo, mais seguro e confortável do que as acomodações por onde tinha passado antes. Nesse momento, Diana apresenta uma sequência de pensamentos e ações carregados de suspense. Claire fica assustada e curiosa sobre o barulho de alguém fora de seu quarto. Depois de muito pensar e se posicionar em direção à porta e ao abri-la, ela tropeça em um homem que lhe parecida estar à espreita de seu quarto. Só depois de cair e bater a cabeça é que ela percebe que o homem se tratava de Jamie. Ao questionar sobre o que ele estava fazendo ali, o rapaz tentou justificar que o lugar estava cheio de homens bêbados e que poderia ser um risco à jovem enfermeira. Buscando não demonstrar tanta preocupação com a moça, Jamie também afirmou que ele estaria escondido dos soldados britânicos que estavam no local. 

A partir daí, é possível notar que Jamie tem um cuidado afetuoso com Claire. Também podemos perceber sua preocupação sobre a reputação da jovem quando ela oferece o quarto para que ele possa dormir mais confortável e o rapaz nega prontamente afirmando sobre o que poderiam pensar a respeito dela. Embora Claire não se preocupe com essas questões morais, ela compreende a percepção de Jamie e fica grata pelo cuidado. Isso tudo mostra como eles estão cada vez mais próximos e desenvolvendo uma relação de intimidade.

É interessante observar como Claire tem se apegado às pessoas com as quais tem convivido no castelo. Quando Dougal fala que a levará até Brockton – onde estaria o chefe da guarnição britânica – para resolver a situação da jovem, ela se ressente por não ter se despedido de tais pessoas. A moça diz sentir falta “[...] da companhia agradável do sr. Ned Gowan e a familiaridade reconfortante de Jamie [...]” (GABALDON, 2018, p. 210).

O ponto alto do capítulo está na parte final na qual Claire chega com Dougal a uma taberna e a leva ao quarto particular do chefe da guarnição. Ao adentrar no recinto, Claire dá de cara com o capitão Jonathan Randall. Entre palavras de desconfiança e de ameaças, procurando descobrir a verdade sobre quem é Claire – pois não acredita em seu relato e afirma ter investigado sua história de assalto e seu criado morto – o capitão agride a jovem, com um soco no estômago, diante do cabo Hawkins. 

O capítulo se encerra com Jack Randall questionando Claire sobre o que ela tem a dizer após a agressão e ela responde de forma irônica sem se deixar abater ou subjugar: “- Sua peruca está torta [...]” (GABALDON, 2018, p. 214).

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle



Fonte: 

GABALDON, Diana. O comandante da guarnição. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 12, p. 203-214.  

Comentários

Postagens mais visitadas