RESUMO: LIVRO 5 - CAP. 2

 


PARTE I – IN MEDIAS RES

Capítulo 2

Pães e peixes

 

 

 

 

Em um local bem afastado do caminho principal situado numa clareira pequena e rochosa, avistavam o lampejo de tartãs pretos e verdes conforme os últimos soldados se dispersavam.

Archie Hayes encorajou seus homens a se misturarem com as pessoas da Assembleia e a maioria ficou feliz em obedecer.

Germain tranquilo, Roger e Brianna em nenhum lugar à vista e Abel MacLennan sentado do outro lado da clareira. Jamie estava de volta. Claire avisou a ele que o tenente estava sua procura.

MacLennan estava olhando para jovem soldado Andrew Ogilvie quando Jamie resolveu apresentar o soldado a Claire. Segundo o soldado o regimento iria embarcar para a Escócia.

Jamie Claire e o soldado estava conversando sobre regimentos quando foram surpreendidos pelo comportamento insinuante de Lizzie para o jovem soldado enquanto o servia.

O soldado afirmou que seguiria com seu regimento. Lizzie lamentou a possível partida do soldado, deixando Jamie muito surpreso com tal atitude. A conversa continua e eles comentam sobre reguladores e Tryon e logo Jamie se tranquiliza sobre a situação de que MacLennan estaria a salvo.

Enquanto Jamie e Claire discutem sobre procurar um marido para Lizzie, eles recebem a visita do Sr John Quincy Myers. Ele veio buscar Jamie em caráter de urgência para ajudar Robbie McGillivray a pedido de sua esposa a Sra McGillivray já que ela não falava bem inglês. Ela contou que um caçador de recompensas agarrou seu filho dizendo que o rapaz era um dos baderneiros de Hillsborough e o levaria para prisão de New Bern. Então Jamie saiu para ajudar os McGillivrays.

Marsali, MacLennan, Lizzie e o soldado Ogilvie haviam observado a cena um pouco apalermados. Claire pegou seu estojo de emergência e foi atrás de Jamie e o alcançou no campo de competições. Quincy abriu caminho e do outro lado da multidão avistou-se um homenzinho correndo ao encontro de Jamie, chamando por Mac Dubh, era Robbie e Jamie o tranquilizou.

Ute McGillivray foi apresentada a Jamie, alta loira e vigorosa. Enquanto conversavam com os McGillivrays as três irmãs adolescentes Hilda, Inga e Senga estavam sentadas em um tronco caído escondendo o prisioneiro que logo fora percebido por Jamie. De mãos e pés atados, molhado enlameado e surrado.

O caçador de recompensas estava muito assustado com seu destino que estava sendo decidido por Jamie e os McGillivrays. Sensibilizado pelo prisioneiro Jamie pediu que ele explicasse o que ele estava fazendo ali. Claire conversava com as irmãs McGillivrays, e percebeu que algo estava errado, foi quando a Sra McGillivray explicou a ela que se Manfred tivesse sido preso por um caçador de recompensas diante de tal multidão repleta de parentes de Davey Morrison a notícia se espalharia e resultaria em um escândalo e o rompimento do noivado Hilda.

O rapaz suplicou que não o matassem, fora desamarrado. Jamie controlou a todos e levou o prisioneiro e resolveu explicá-lo sobre o possível perigo que seu destino corria nas mãos da Sra McGillivray. Jamie disse ao caçador de recompensas, o sr Boble que ele teve muita sorte de ter sido salvo a tempo da Sra Frau McGillivray, uma famosa fazedora de salsichas.

Retornando ao acampamento, finalmente Claire teve tempo de sentar para uma agradável refeição. Em seguida começou a se organizar para o atendimento médico da manhã. Claire parecia distraída pensando no jovem Murray MacLeod, um ambicioso boticário que abrira uma loja em Cross Creek. Lembrou dos métodos do rapaz diante dos seus. Ele era bastante sagaz para observar o quanto as pessoas confiavam no trabalho de Claire e a procuravam em vez de recorrer a ele.

Claire olhou para Abel MacLennan. Marsali resolveu amamentar Joan, sentou-se e soltou uma arfada de dor. Foi aí que o Sr MacLennan ofereceu a Marsali uma xicara do café e contou que sua mulher costumava tomar para amenizar a dor de amamentar um bebê.

MacLennan em conversa com Jamie revela que Joe Hobson está indo para New Bern entregar uma petição ao governador. Marsali pergunta a Abel MacLennan se ele voltaria para sua mulher e ele informa que ela havia morrido. Todos ficam tristes e assustados com essa informação pois Abel nunca havia comentado sobre o fato.

Abel MacLennan começou a contar que ela pegou uma gripe e morreu. Todos ficaram em silêncio observando-o contar. Abel MacLennan disse que tinha o suficiente, mas em milho, mas precisava ter em espécie para pagar o cobrador de impostos, e assim faria quando levasse tudo que tinha ao mercado em Salem para obter o dinheiro. Abel atrasou o pagamento e Howard Travers, o xerife chegou com um papel e disse que iria despejar sua família porque os impostos não foram pagos. Abel partiu apressadamente para Salem, mas quando retornou sua propriedade havia sido confiscada e vendida. Sua cabana estava habitada por estranhos e sua mulher fora embora.

Abel MacLennan a encontrou enrolada numa colcha esfarrapada e tremendo de frio na colina perto das sepulturas dos quatro filhos. Ela se recusou descer para cabana então ele a envolveu em sua mortalha e enterrou-a ao lado do filho mais novo e depois desceu três quilômetros para contar aos Hobson, porém quando chegou lá eles também haviam recebido aviso de despejo do xerife. Joe Hobson e Hugh resolveram ir a Hillsborough buscar compensação no Tribunal de Justiça, Abel MacLennan fora com eles, mas sentira que seguia como se estivesse morto com toda a dor de perder sua casa e sua família.

Abel MacLennan estava abatido com todo aquele relato e todos a sua volta estavam comovidos com todo acontecimento. Jamie foi complacente com Abel MacLennan e solidarizou-se com o amigo. Abel MacLennan agradeceu pelo café e foi embora.



Resumo feito pela nossa Sassenach Karla

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Pães e peixes. In: GABALDON, Diana. Outlander: a cruz de fogo. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.2

Comentários

Postagens mais visitadas