RESUMO: LIVRO 5 - CAP. 3

 


PARTE I – IN MEDIAS RES

Capítulo 3

 Bile


 

  

 

Após a saída do soldado Ogilvie, Lizzie disse estar indisposta e se recolheu. Brianna veio ajudar Claire, mesmo sendo o dia de seu casamento, pois Lizzie não estava bem o suficiente. Mesmo com as considerações de Claire, Bree estava decidida a ajudar.

Bree questionou a mãe sobre a mulher que ela atendeu outro dia, que tinha um filho com retardo. Claire relatou que era por causa de Sífilis congênita, refletiu sobre as características da criança e questionou Bree se achava que Roger tinha Sífilis, ela respondeu com ênfase que não, que gostaria de saber sobre métodos contraceptivos. Claire respondeu que o método mais comum era com algum tipo de barreira, mas óleo de tanásia ou cedro pareciam funcionar, decidiram que não, pois era o que Marsali estava usando quando engravidou. Chegaram à conclusão que o que realmente funciona é celibato, mas este não era o caso.

Claire percebeu que Bree ainda estava preocupada e comentou sobre outro método, que ainda não tinha testado, que Nayawenne havia lhe dado, pois as sementes da planta impediam que o espírito de um homem dominasse o espírito de uma mulher. Bree olhou de forma austera para Claire que a fez lembrar de Jaime. Neste ínterim, um grupo de jovens de Farquard Campbbell passou e as cumprimentaram, trocaram algumas palavras e foram embora. Ainda tinha algo incomodando Bree e Claire percebeu. Ela estava preocupada, pois poderia ter alguma doença venérea transmitida a ela por Stephen Bonnet. Depois de algumas considerações, descartaram a hipótese, pois a Bree, Roger e nem Jemmy apresentavam sintomas. Claire achou que Bree queria saber sobre contraceptivos por causa disto, mas não, só pensou nisso depois da “aula sobre doenças venéreas”. Claire ainda especulando sobre o porquê da filha saber sobre contraceptivos: perigo no parto, infecções e mortes de bebês.

Também pensou que um filho poderia fortalecer o casamento dos dois, embora seria melhor reforçar o relacionamento entre Roger e Jemmy, em vez de ter outro filho. Observou os filhos dos Chisholms e ponderou que naquela época os meninos com 12 e 14 anos já eram considerados homens. O aconteceria com Jemmy mais tarde? Quando ele não precisasse mais dela, talvez Bree e Roger poderiam voltar. Mas isso, se não tivessem mais filhos!

Em seguida o primeiro paciente apareceu, estava de ressaca e Claire resolveu o problema. Depois disso, observou que Murray MacLeod estava atendendo um paciente que estava com icterícia, Claire “se meteu” e já foi dando o seu diagnóstico, mesmo sem condições para curá-lo, mas no fim deu razão ao Murray. Bree, para evitar uma possível infecção com a lâmina que seria usada no paciente de Murray, inventou uma simpatia colocou a lâmina em água fervendo de forma lindamente teatral.


Resumo feito pela nossa Sassenach Lisiane

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Bile. In: GABALDON, Diana. Outlander: a cruz de fogo. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.3

Comentários

Postagens mais visitadas