RESUMO: LIVRO 5 - CAP. 10

 

PARTE I – IN MEDIAS RES

Capítulo 10

Presentes da vovó Bacon

 

 

 

 

Ao terminar os atendimentos do dia, Claire estava um pouco doída e dormente, mas com aquela incrível sensação de dever cumprido, de quem fez o seu melhor e ajudou a quem pôde: aliviando dores, evitando que infecções se agravassem ou até matassem ... essa sensação retira qualquer cansaço. 

MURRAY ficou encarregado dos últimos atendimentos e Claire se despede dele. E apesar de não conseguir tirar a malfadada lanceta dele, pelo menos o viu esterilizando-a ... um avanço!

Ela tinha feito a sua própria versão do SERMÃO DA MONTANHA... que pregava o evangelho da nutrição e da higiene... Amém!

Ao se aproximar do acampamento, esperançosa por um chá quente, Claire é interpelada pelas duas muito loiras meninas Bacon: Eglantine de 7 anos e Pansy , sua irmã mais nova . Eglantine ,muito educada, entrega o presente que Vovó Bacon enviou para Claire em agradecimento pelo tratamento do REU MA TIS MO , Eglantine pronunciou perfeita e orgulhosamente, e mais orgulhosa ainda entregou a enorme touca de algodão, decorada com rendas e laços cor de lavanda ... Claire se recorda de quando conheceu a Vovó Bacon e do seu forte senso de humor e lembrou da espetadela que ela deu por andar com a cabeça descoberta .... muito impróprio, segundo a Vovó, para a idade e posição de Claire ...

Claire agradece, mas as meninas insistem para ela colocá-la dizendo-lhe que a vovó tinha recomendado fazer com que Claire a usasse e contassem com ficou... sem opção, Claire a coloca , para delírio das meninas que aplaudem , agradece novamente e despacha as meninas para mãe com uma bala de melaço ...achando ter ouvindo alguém rir a suas costas . Era a mãe, Polly Bacon, nora da Vovó Bacon, ela traz outro presente da Vovó, e Claire, relutante depois do primeiro, se esforça para receber o segundo o mais agradavelmente possível...

Trata-se de um pequeno saquinho de seda contendo sementinhas de algo que Claire desconhece. Pergunta o que é.

Polly cora, e explica que se trata de “dauco”, uma erva que evitava gravidez, explica que a vovó era uma curandeira catawba e por isso aprendeu como usá-la. Claire se lembrou de que Nayawenne já havia falado dessas sementes.

A Vovó manda um recado para Claire: “Algumas gramas de prevenção valem tanto quanto quilos de cura” disse a sábia Vovó Bacon! Recomendou também para que Claire fosse discreta com os homens em relação ao uso das sementes e Claire pondera que realmente deveria. Agradece mais uma vez e se despede de Polly.

Ao chegar à sua barraca Claire pondera que aquele seria um melhor presente de casamento para Bree do que as peles de coelho que tinha guardado...  e ao guardá-lo escuta vozes masculinas conversando e o nome BONNET ressoa ...

Eram Jamie e o Tenente Hayes, e quando ela se aproxima, o tenente agradece o tratamento e parte.

Claire interroga Jamie sobre o propósito da pergunta sobre o paradeiro de BONNET, Jamie retruca que quer saber onde o perigo se esconde. E ela se dá conta que Jamie estava “caçando “BONNET com afinco.

Bree, Marsali e os Bugs estavam em torno da fogueira ali bem próximo, distraídos com Fergus que contava uma história.

Claire tenta ser discreta, mas insiste no assunto, pois tem medo de que algo aconteça com Jamie nessa caçada, mas Jamie garantiu que não deixará nada acontecer a sua família. Mas e a ele? Argumenta ela, mas é calada por um beijo de Jamie que é notado com aplausos e pedidos de mais um pelos ocupantes da fogueira...

Claire sussurra para ele que não quer ouvir falar de Stephen Bonnet e Jamie sussurra de volta: “Vai ficar tudo bem, confie em mim Sassenach.”


Resumo feito pela nossa Sassenach Claudinha

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Presentes da vovó bacon. In: GABALDON, Diana. Outlander: a cruz de fogo. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.10.



Comentários

Postagens mais visitadas