RESUMO: LIVRO 5 - CAP. 11

 

PARTE I – IN MEDIAS RES

Capítulo 11

Orgulho

 

 

 

Roger se afasta do acampamento dos Findlays sem olhar para trás, mas pensando neles. Pondera sobre as condições deles, ainda muito impressionado com Iain Mhor e sua aparência frágil e debilitada. Ele era respeitado e bem cuidado pela sua família. Apreensivo, ele conjectura sobre o futuro dessa família se algo acontecesse aos 2 filhos de Joan Findlay ? Ela ficaria sozinha para cuidar das meninas e de seu irmão dependente. Então Roger se promete fazer o possível para manter Iain Og e Hugh Findlay longe de perigos e devolvê-los a mãe com seus quinhões de recompensa e salvos.

Continuando seu caminho, Roger passa pelas grandes instalações que é o acampamento de Jocasta Cameron e o contraste entre os acampamentos é incrível: uma extrema pobreza de um lado e uma abundância luxuosa do outro ...

Ele toma uma decisão e se dirige ao acampamento de Jocasta. Ela estava em “casa”, admiravelmente sozinha, coisa rara, pois por ser influente sua barraca fervilhava de reuniões.

Jocasta pressente a chegada de Roger, e o cumprimenta, e ele se surpreende, mas lembra-se de que Bree o tinha informado da capacidade da tia de compensar a cegueira com outros sentidos, mas se impressiona mesmo assim com a exatidão.

Jocasta o convida para um chá e nota o ferimento de Roger, ela está acompanhada de Phaedre, que serve o chá e traz um unguento para tratar a ferida.

Jocasta cuida de Roger: cuida da ferida, retira uma folha seca dos cabelos e limpa seu rosto com um pano úmido, surpreendendo-o. E entrelaça seus dedos aos de Roger.

Pergunta a ele se era uma visita ou se ele queria falar algo, então Roger resolveu descrever a situação dos Findlays e esperar pela resposta de Jocasta.

Jocasta escuta com atenção e diz a Roger de que já sabia da situação de Joanie Findlay e sua família, que Jamie já havia contado a ela, mas que a mulher era uma pessoa orgulhosa e não aceitaria ajuda como caridade, falou de forma reprovadora. Como a mulher tinha pouca coisa de valor, o orgulho era o seu bem mais valioso.

Roger retruca que poderia haver um jeito para ajudá-la sem ofendê-la e Jocasta pensa em algo.

Manda Phaedre reunir roupas e um pouco de dinheiro e entregar ao Padre Donahue com a incumbência de entregar a Joanie sem dizer de onde veio.

Jocasta sorri para ele com cumplicidade, Roger agradece e se prepara para sair.

Jocasta o impede. Pergunta se ele sabe da pretensão dela em tornar Bree sua herdeira de River Run, ele afirma que sim e que Bree tinha ficado muito honrada, mas Jocasta rebate. E diz que pediu ao Gerald Forbes que redigisse um testamento deixando tudo para o pequeno Jeremiah . Atordoando-o.

Jocasta ainda o segurava pela mão e Roger deduz que já que não pode ver as reações dele, ela quer senti-las.

Jocasta diz que com o casamento a propriedade passa para o marido, sugerindo um interesse de Roger nisso.

Roger se toca que está sendo deliberadamente insultado e também advertido! Fica indignado, paralisado por um momento, para depois argumentar que Jocasta pensou no orgulho de Findlay mas achava que ele não tinha nenhum!!

Jocasta questiona a origem de Roger. Mesmo sendo um Mackenzie...

Ela vinha questionando pessoas que tivessem parentesco com Roger e obviamente não encontrará ninguém... Estava pensando que Roger era um vigarista que estava enganando Jamie ou que estava de conluio com Jamie .... mas Jamie declinou de River Run justamente para ter distância do julgo da tia, lembra-se Roger do que Bree contou ... Ele reitera a opinião sobre a inteligência do sogro...

E antes que ele possa dar uma resposta digna, Jocasta ataca de novo, dizendo que teve a ideia de deixar tudo para Jemmy com o controle financeiro de Brianna até o menino chegar à maioridade.

Enfim Roger reage, levanta-se, aperta a mão, que ela havia segurado e não soltava, com muita força, e ela que interpretasse isso! Sobressaltando-a.

Pergunta se ela acha que ele seria capaz de machucar o menino e Jocasta se faz de desentendida.

De queixo erguido e esfregando os dedos vermelhos da mão que Roger, por fim, arremessou no seu colo, ela se desculpa se o ofendeu, que achou apenas que era apropriado contar a Roger sobre seus planos.

Ele a questiona sobre ser apropriado para quem. E ela insinua que Jemmy seria filho de outro homem.

E é a gota d’água pra Roger! Que a pega pelos ombros e diz bem pertinho do rosto de Jocasta:

“Senhora! Não quero o seu dinheiro. A minha mulher também não. E meu filho também não vai querer. Enfie- o onde achar melhor, sim?

Soltou-a, virou-se e saiu, quase atropelando Ulisses que não entendeu nada.



Resumo feito pela nossa Sassenach Claudinha

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Orgulho. In: GABALDON, Diana. Outlander: a cruz de fogo. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.11.

Comentários

Postagens mais visitadas