RESUMO: LIVRO 4 - CAP. 30

 

PARTE VIII – BEAUCOUP

Capítulo 30

Desaparecida

 Oxford, abril de 1971

 

            Roger estava no telefone ouvindo a sutileza da reitora Edwina, pedindo para que ele organizasse uma conferência, pois o responsável que estaria à frente acabou adoecendo. Edwina, insistiu tanto que conseguiu convencer o professor, principalmente quando tocou no assunto DINHEIRO, jogando logo que o valor iria ajudar nos planos para o casamento. A preocupação do historiador não estava no dinheiro em si, mas a chance de organizar um evento seria uma boa distração para que a mente dele ficasse bastante ocupada, esquecendo por um instante de Brianna e da carta que recebera dela.  

            Na carta que já encontrava-se muito amassada, Brianna escrevera que sentia muito afirmando que tinha recebido um convite especial para participar de uma conferência de engenharia no Sri Lanka (país insular ao sul da Índia, situado no Oceano Índico – mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sri_Lanka) e que seria uma oportunidade de network e entrevista de emprego, acrescentando que o veria em setembro.

            No mês seguinte, Roger foi surpreendido no último dia da conferência por cinco caixas enormes de madeira. Na tentativa de descobrir o que eram aquelas caixas que estavam super pesadas, em média uns 30 quilos, o historiador percebeu um envelope fixo em uma das caixas e quando leu sabia que se tratava de Brianna que tinha escrito: “Certa vez, você me contou que seu pai dizia que todo mundo precisa de uma história. Esta é a minha. Pode mantê-la com a sua?” (GABALDON, 2018, p. 459)

            Logo em seguida, Roger começou a abrir as caixas e passou a examinar cada objeto com cuidado, que foram:

 

v  Caixa de sapatos: fotografias e um retrato grande de Claire;

v  Boneca de pano com o nome de Ann Trapo;

v  Velho chapéu da Minnie Mouse;

v  Caixinha de música barata que tocava “Over the Rainbow” (Essa música também vista pelo título “Somewhere Over the Rainbow” foi lançada em 1939, composta por Harold Arlen, escrita por Yip Harburg e conhecida na voz de Judy Garland como Dorothy em “O Mágico de Oz”, ganhou o Oscar de Melhor Canção de 1939 sendo cantada por diversos cantores internacionais e nacionais, na qual pode-se destacar a interpretação da cantora Luiza Possi na versão em português “Além do Arco-Íris” na trilha sonora da novela “Chocolate com Pimenta” em 2003 – mais informações: https://url.gratis/BNvJx);

v  Cachorro de pelúcia;

v  Blusa de moletom vermelha desbotada;

v  Vestido rasgado de seda marrom;

v  Três aparelhos de jantar de prata: conjunto de prata francês (William S. Randall, 1842), prata inglês antigo George III (Edward K. Randall, 1776) e prata no padrão Husk Shell, de Charles Boyton (Quentin Lambert Beauchamp, 1903);

v  Caixinha de joias que continham anéis, brincos, broche (que Roger tinha dado para Brianna), colares e correntes.

 

Roger observou que dentre as joias faltavam duas, as pérolas barrocas escocesas da avó de Brianna e a pulseira de prata que ele dera. O historiador foi logo tomado por um desespero tendo quase certeza de que Brianna tinha atravessado as pedras. Imediatamente, Roger ligou para ela, mas a mensagem gravada dizia que o número podia ter sido desconectado ou não existia mais. Sem esperar, o historiador telefonou para o Dr. Abernathy, um grande amigo de Claire e que pelo rumo do diálogo, Joe sabia de toda a verdade sobre o pai verdadeiro de Brianna e principalmente da viagem através das pedras!

No diálogo, o Dr. Abernathy pensava que Brianna estava com Roger, afirmando que ela tinha terminado o curso de engenharia desde o final de abril e que ela iria para a Escócia sem ao menos esperar a cerimônia de formatura. Diante dessas informações, Roger descobriu que Brianna tinha ido para Inverness e foi encaixando tudo... ao ponto da data e do dia coincidir com o antigo festival do fogo, Beltane, uma sexta feira do dia 13 de abril!

Durantes os diversos questionamentos de Roger, ele tocou em um nome que para Joe não soou nada estranho, Jamie Fraser! Prontamente, Joe concluiu que Brianna tinha atravessado as pedras para encontrar com o pai. Roger, indagando as possibilidades de a viagem não ter sido bem sucedida, se acalmou por um instante quando Joe falou, “A questão é que... Bree foi para algum lugar. E acho que você está certo a respeito de onde. Quer dizer, se fosse comigo, eu teria ido. Você não?” (GABALDON, 2018, p. 464)

O capítulo encerra com Roger dirigindo em direção a Inverness, pensando no que Joe tinha dito e tocando na borda do medalhão de sua mãe para dar sorte, questionando o porquê Brianna não o tinha contado sobre decidir se arriscar numa jornada perigosa, sozinha e que ela nunca tinha conhecido pessoalmente.



Resumo feito pela nossa Ex-Sassenach Daniela

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Desaparecida. In: GABALDON, Diana. Outlander: os tambores de outono. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.30.


Comentários

Postagens mais visitadas