RESUMO: LIVRO 4 - CAP. 43

 

PARTE X – RELAÇÕES ABALADAS

Capítulo 43

Bebida no copo

 

 

 

O capítulo começa com Claire pensando que não gosta de Ronnie Sinclair, nunca gostou, não gosta do seu jeito, e principalmente, não gosta de como ele estava olhando Brianna. Ela interrompe os devaneios dele e prossegue com as transações. Claire pergunta se tem algum recado para Jaime.

Sinclair diz que ouviu um desconhecido no distrito fazendo perguntas a respeito de Jaime. Brianna se interessa pela conversa, e pergunta como esse desconhecido era. Sinclair diz que não sabe como ele era, mas que disse que se chama Hodgepile. Claire pergunta se ele não sabe de um homem chamado Roger Wakefield, Sinclair diz que se alguém com esse nome aparecer será levado a cordilheira imediatamente. Brianna estava decepcionada. Sinclair diz que esse desconhecido estava interessado em uísque, andava empertigado e usava couro. Claire imaginou que seria um dos homens de Murchison. Lizzie e Ian esperavam do lado de fora.

Claire pede que Brianna e Ian guardem a madeira enquanto ela examina Lizzie. Lizzie pergunta a Claire se Jaime poderia perguntar sobre seu pai. Brianna entra novamente para perguntar a Sinclair sobre o pai de Lizzie, e volta corada e tensa, Ian pergunta se ele foi descortês e ela diz que não. Eles sobem na carroça e vão embora.

Claire pergunta o que Brianna viu, e ela diz que Sinclair desenhava mulheres nuas quando ela entrou no escritório. Era um homem solitário. Eles voltam para a cordilheira.

Eles estão na destilaria de Jaime, que fica próxima a casa de Fergus. Em um dado momento, Germaine foge do colo de Marsali, Brianna foi pegá-lo, ele enfiou algo na boca e ficou roxo, Brianna rapidamente fez a manobra de heimlich e ele cospe o que havia engolido. Era um botão, mas quem o havia perdido? Pode ser de alguém da cordilheira, mas também poderia ser de um desconhecido.

Brianna e Jaime passam pela casa dos Lindseys, mas também não era deles o botão. Poderia ser do desconhecido que perguntou sobre Jaime em Cross Creek? Brianna e Jaime retornam para casa e ao ver Claire no jardim colhendo feijões Brianna se lembra do poema Innisfree, que Frank dizia que Claire moraria em um jardim se pudesse. Jaime pensa que Claire viveria em um jardim, mas não sozinha.

Após isso, durante o jantar, Kenny Lindsey aprovou o uísque de Jaime e pergunta se ele negociou um preço. O jantar transcorre com mais negociações entre Jaime, Lindsey e Duncan. Brianna pergunta se os índios deveriam receber uísque também, visto que ficam bêbados depressa, os homens concordam que eles pagam bem e o que fazem com a bebida é por conta deles.

Jaime pede que Duncan investigue Hodgepile, Brianna pede que procure por Roger e Claire pede que procure por Joseph Wemyss (pai de Lizzie). Duncan vai ter trabalho para encontrar esse tanto de gente...

O capítulo termina com Lindsey perguntando se Claire chama a filha de Bree e rindo, Jaime diz que Bree é uma palavra escocesa para grande perturbação.

 

A Ilha Lacustre de Innisfree

 

Vou levantar-me e ir agora, e vou-me para Innisfree,

E lá farei uma choça com barro e vimes torcidos;

Terei feijão, nove filas; e abelhas terei ali;

E estarei só, na clareira entre os zumbidos.

 

E lá vou achar a paz, paz que pinga devagar,

Que pinga dos véus da aurora para onde cricrila o grilo;

A meia-noite ali brilha; o meio-dia é esbrasear;

E o poente... pintarroxos vêm cobri-lo.

 

Vou levantar-me e ir agora, porque sempre, noite e dia,

Ouço o marulho das águas que no lago vêm e vão;

Se na estrada me detenho, ou sobre a calçada fria,

Escuto-o bem, lá dentro do coração.

 

1892

William Butler Yeats

Tradução de Paulo Vizioli

Fonte: http://www.elfikurten.com.br/2016/06/william-butler-yeats.html


Resumo feito pela nossa Sassenach Paloma

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Bebidas no copo. In: GABALDON, Diana. Outlander: os tambores de outono. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.43.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas