RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 55

                             

PARTE IX – MUNDOS DESCONHECIDOS

Capítulo 55

Ishmael

 

 

Claire continua em recuperação após o grande corte sofrido em seu braço. Marsali e Jamie cuidam dela. A inglesa dormia um sono de restauração quando acordou com um súbito barulho que a fez despertar abruptamente, era Jamie procurando a caixa de remédios dela no escuro e, por não pretender acordá-la, acabou batendo a cabeça em um armário. Ela avaliou o machucado na cabeça do escocês e afirmou que não se tratava de algo grave.

Jamie contou que procurava um remédio que Claire usava para tratar arranhões. Ele contou que o homem encontrado no navio (no capítulo anterior) devia ser um escravo fugido e estava machucado. Claire se ofereceu para ir ela mesma tratar do homem, imaginou que Jamie fosse se opor devido a sua frágil condição de saúde no momento, mas ele concordou. O escocês explicou que o homem foi resgatado do mar quando o navio Bruja partiu após o ataque ao Artemis, parecendo que ele fugia do navio pirata.

O capitão do Artemis procurava estabelecer um diálogo com o resgatado em dialeto multilíngue utilizado em Barbados e Trinidad, mas ele mesmo sabia quase nada de tal língua. Jamie e Claire tentaram falar em espanhol e alemão, especularam se ele seria holandês, mas não obtiveram êxito. No final das contas, perceberam que o homem compreendia inglês. Claire cuidou dos ferimentos do resgatado, Jamie e ela esperavam que ele soubesse algo sobre o paradeiro de Ian. O escocês se apresentou como capitão do navio e disse que Claire era sua esposa. O homem se apresentou como Ishmael e enfatizou que não era um pirata. Contou que foi pego à força enquanto pescava em um rio, no entanto não quis dizer em que lugar ele estava quando foi capturado pelos piratas.

Prosseguindo, Jamie fazia perguntas a Ishmael de modo sutil com o objetivo de conseguir informações sobre Ian. O homem contou que havia doze garotos que “falavam esquisito” (GABALDON, 2015b, p. 444) como Jamie, como “cachorros brigando” (GABALDON, 2015b, p. 445), então, Claire disse enfaticamente que certamente eram escoceses. Ela se divertiu com a situação e Jamie pareceu não gostar muito. Enquanto Ishmael descrevia os doze jovens sequestrados, Claire ouvia a voz dele e associava à voz de Joe Albernathy, seu colega médico. Embora não parecessem fisicamente, o som suave da voz lembrava muito a de seu amigo. Ela percebeu que havia uma marca no topo do ombro do interrogado. Então, pediu para que Fergus a levasse para tomar um ar, enquanto Jamie continuava com as perguntas.

Ao se afastar de Jamie, Claire pediu para ver os documentos de compra do escravo que adquiriu em Bridgetown. Lembrou-se do nome da proprietária anterior: Albernathy, estava lá no documento, Jamie havia lhe falado. Depois disso, ela pediu para ver Temeraire – escravo que passou a lhe pertencer após o incidente no mercado de escravos – e viu que ele tinha a mesma marca que Ishmael – embora este último tenha tentado “apagá-la”, certamente na tentativa de não ser identificado e devolvido. Tudo isso a fez pensar se Lenny – filho de Joe Albernathy – havia criado um nome fictício para assumir sua ancestralidade africana ou ele teria investigado a genealogia de sua família e chegado até Ishmael. Seria o mesmo Ishmael? E o nome Albernathy teria a mesma origem? Essas questões pareciam flutuar nos pensamentos de Claire.

Por fim, a inglesa contou a Jamie sobre as marcas que Ishmael e Temeraire tinham em seus corpos e, sabendo a origem deste último, imaginou que poderiam chegar até o local onde Ian poderia estar, já que o primeiro se negava a dizer o lugar do qual foi sequestrado. Jamie prometeu a Ishmael que se ele lhe desse informações seguras sobre onde estaria Ian, daria para ele moedas de ouro e o deixaria em um lugar seguro de sua escolha. O casal ainda especulou se o sequestrador de rapazes escoceses seria o mesmo que estaria com o tesouro retirado da ilha de Silkie. O capítulo é concluído com Jamie pedindo para que Claire descansasse, pois mandaria Marsali lhe trazer chá, mas ela disse que queria uísque, ele concordou e beijou-lhe na testa.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. Ishmael. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.55.

Comentários

Postagens mais visitadas