RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 35

PARTE VII – DE VOLTA PARA CASA

Capítulo 35

 Fuga do Edén


 

 

Na sequência dos acontecimentos, Jenny cuida de Claire e a consola pelo sofrimento gerado ao descobrir que Jamie estava casado com Laoghaire. À cunhada, Claire afirmou dividir a responsabilidade com Jamie por toda a confusão. Jenny dizia compreender e avisou que Jamie estava chegando à casa. Enquanto foi procurar um vestido para a inglesa, pediu para que sua filha Janet ficasse de companhia da mesma. A garota parecia apreensiva e preocupada com o estado de Claire e logo confessou que ela mesma havia contado tudo a Laoghaire a mando de sua mãe.

Quando Jenny retornou ao quarto trazendo um vestido, Claire afirmou que desejava ir embora e, assim teve todo o apoio de Jenny que não demonstrou qualquer sinal de oposição à ideia, pelo contrário, sugeriu que a partida da inglesa seria o melhor a ser feito.

Com um cavalo conseguido e abastecido de suprimentos por Jenny, Claire partiu em direção a Craigh na Dun. Não foi impedida por Jamie, pois ele havia ido até a colina para pensar, conforme fazia quando estava com raiva. A viagem acontecia em meio a muita dor e ela só parou um pouco quando a fome já não era mais suportável. Seu corpo dava sinais das emoções, sensações e sentimentos gerados pela decepção vivida. Pensou sobre o quanto era racional na vida, no trabalho, com Frank, mas com Jamie deixava o amor falar mais alto. Havia abandonado tudo o que conquistou e todo o conforto de sua época para viver junto a ele. Sabia que apenas com ele havia encontrado o amor e compreendido o sentido de dizer que ama alguém.

Enquanto ainda estava em sua parada, Claire assustou-se com um barulho que anunciava a chegada de alguém. Armou-se com a adaga e logo percebeu a figura do jovem Ian. O rapaz dizia que Jamie e sua mãe discutiram feio, mas Claire isentou sua cunhada de qualquer culpa. Ian disse que seu tio o havia mandado até lá, que Laoghaire e ele haviam brigado após os lamentos da jovem, mas Claire só ficou mais enfurecida imaginando que ele mesmo não teria ido atrás dela, mandando seu sobrinho. Claire não queria ouvir a história, mas impedida pelo rapaz, tentou ouvir pacientemente. Ele contou que o próprio Jamie planejava ir buscá-la, mas Laoghaire atirou em seu braço e que agora ele corria risco de vida.

Claire seguiu junto ao jovem Ian de volta a Lallybroch com o rapaz sob ameaça caso a história não fosse verdadeira. No entanto, após pensar sobre o assunto enquanto cavalgava, especulou sobre a possibilidade de Jamie ter armado a situação e planejado um tiro contra si mesmo somente para trazê-la de volta e, então, chegou à conclusão de que o escocês era muito prudente para fazer tal coisa.

Por fim, ao se aproximar da casa, Claire refletia que toda vez que partia de Lallybroch tinha a certeza de que não voltaria mais, todavia, ali estava ela outra vez. No entanto, enfurecida como estava, esperava que Jamie realmente estivesse mal a ponto de precisar de seus cuidados, pois estava determinada a dar somente isso, os cuidados médicos que ela não podia negar em virtude de seu juramento.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

Fonte: 

GABALDON, Diana. Fuga do Éden. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 3, cap.35.


Comentários

Postagens mais visitadas