RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 45

                                                      PARTE VIII – NA ÁGUA

Capítulo 45

A história do sr. Willoughby

 

 

Claire relata que durante a viagem os marinheiros se distraíam com histórias de terror seguidas por histórias da terra natal de cada um deles. Ao se esgotarem os contos, pediram que o sr. Willoughby contasse sobre sua vida e porque deixou seu país.

Jamie fazia a tradução de todo o relato do chinês. Ele contou que tinha um grande talento em escrever poemas e que, isso sendo descoberto, foi levado à corte imperial na qual ganhou bastante destaque e passou a ocupar lugar de grande importância. No entanto, sua sorte mudou quando o imperador destinou-lhe o lugar de empregado pessoal de sua esposa, mas a questão é que para ocupar tal cargo teria que ser um eunuco. Isso se tornou um problema, pois o chinês disse que sempre foi um amante das mulheres e ao falar como a figura feminina o inspirava, causou certa admiração por parte dos marinheiros. Todavia, ele ressaltou que a sua recusa ao desejo do imperador representava desonra e por isso fugiu do país, quase foi pego no caminho, conviveu entre alguns herboristas e depois se escondeu em uma embarcação que pudesse levá-lo o mais longe possível do alcance do poder do imperador. Disse ainda que foi roubado e que muitas vezes precisou roubar comida e outras vezes ficou com fome.

O chinês acrescentou que vivia em uma contradição, pois havia deixado seu país por amar tanto as mulheres e passou a viver em outro onde elas são sem graciosidade e educação, fedem, são ignorantes, cheias de pelos no corpo e o tratam muito mal. Jamie tentou ser solidário à dor de seu amigo, mas os homens foram se dispersando demonstrando não estarem contentes com os comentários a respeito das mulheres europeias. Nesse sentido, Fergus o ameaçou caso ele insultasse às mulheres outra vez, mas o pequeno homem ignorou e estava imerso em lembranças e bebida, por fim, falando consigo mesmo: “- Às vezes [...] acho isso não valer a pena” (GABALDON, 2015b, p. 262). Portanto, sinalizando um conflito interno entre ser importante sem mulheres na China ou ser livre e desprezado por elas na Escócia.



Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

 Fonte: 

GABALDON, Diana. A história do sr Willoughhby. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. Cap.45.


Comentários

Postagens mais visitadas