RESUMO: LIVRO 2 - CAP. 49

 

PARTE VII – RETROSPECTO

Capítulo 49

Abençoados sejam aqueles...

 

 

Neste último capítulo, Claire, Roger e Brianna se dirigem ao círculo de pedras Craigh na Dun com o objetivo de impedir, ou pelo menos avisar, Geillis de viajar no tempo. Entre os três ainda havia um clima de tensão, especialmente por parte de Brianna que custava a acreditar em tudo o que ouviu e o que estava acontecendo. Durante o percurso até o referido local, Claire pensava sobre as anotações de Geillis e imaginava que aquele seria o dia ideal para a viagem, conforme os estudos da jovem escocesa.

Ao chegarem na colina, avistaram o carro de Greg Edgars. Ao subirem até o local, observaram a silhueta de Geillis sob a noite límpida sem lua, depois sentiram um forte cheiro de gasolina e viram o fogo em volta do círculo. Claire gritou o nome de Geillis tentando impedi-la, mas não conseguiu. A força e a intensidade das pedras pareciam chamar Roger – indicando que ele talvez também pudesse ser um viajante do tempo – que só saiu do transe temporário após Brianna o chamar e tocar em seu ombro. Havia um forte cheiro de pele, de cabelos queimados, de sangue e Roger ainda estava atordoado com a experiência, com a breve perda de sentidos.

Somente a partir do que viu, Brianna passou a acreditar na história contada por sua mãe e concluir que era verídica. A jovem ficou em choque por alguns instantes até Roger perguntar por Claire. Depois, encontraram Claire sem sentidos e inerte. Levaram-na até o carro e Brianna dirigiu de volta para casa, já que Roger sentia-se debilitado para tal ação. Brianna observava sua mãe paralisada sobre o sofá em que estava deitada. Roger perguntou se deveriam ligar para a polícia para avisar, mas foi interrompido por Brianna avisando que Claire estava acordando.

Ao acordar, Claire perguntou se Geillis havia partido e Roger confirmou. Brianna, então, perguntou à mãe se era realmente tudo verdade. Claire disse que sim, pois, como mãe, não mentiria para ela. Quando estava para amanhecer, Roger avisou à polícia sobre o ocorrido. Claire e Brianna ficaram sobre os cuidados médicos de Fiona e Roger foi descansar. O jovem Mackenzie acordou quase com o pôr do sol e se juntou as Randall para comer. O jantar foi silencioso e Claire quase não comeu. Após algumas horas no gabinete do Reverendo Wakefield, pensando sobre tudo, Roger achou que deveria contar a Claire sobre algo que havia descoberto em suas pesquisas a respeito do pedido que ela fez para investigar se Jamie havia conseguido salvar os homens de Lallybroch. Ele contou que Jamie conseguiu voltar a Culloden, conseguiu retirar os homens, mas falhou em seu outro objetivo que era morrer na batalha. Ele leu um trecho de um livro que revelava o que havia acontecido a Jamie:

- Após a batalha final em Culloden, dezoito oficiais jacobitas, todos feridos, refugiaram-se na velha casa e, durante dois dias, permaneceram ali, sofrendo, sem socorro para seus ferimentos; depois foram levados para fora, para serem fuzilados. Um deles, um Fraser do regimento do senhor Lovat, escapou ao massacre; os outros foram enterrados na margem do parque ao lado da casa (GABALDON, 2018, p. 876).

E assim termina o livro A Libélula no Âmbar com Claire sabendo que Jamie sobreviveu à Culloden, diferentemente do que ele pretendia.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Abençoados sejam aqueles... In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 49, p. 867-876.

Comentários

Postagens mais visitadas