RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 4

 

PARTE II – LALLYBROCH

Capítulo 4

Dunbonnet

 

 

 

Neste capítulo nos reportamos a novembro de 1752 em Lallybroch. Jamie vive escondido em uma caverna próxima à propriedade e vai uma vez por mês até a casa para se barbear e ter algum contato social com a família. Procurava se atentar mais às novidades da família do que às notícias acerca das patrulhas inglesas na região à caça de sobreviventes jacobitas.

O pequeno Ian crescia e Jamie dizia que em breve seria um homem – já estava com dez anos. Ian fora detido pela quarta vez pelos ingleses como forma de ameaça diante da possibilidade de proteção de algum jacobita. Todavia, Jenny afirmava que não havia necessidade de se preocupar, pois seu marido era liberado sempre. Além disso, ela mandava Fergus apresentar o documento de transferência da propriedade no nome do pequeno Jamie. Jenny contou que os soldados ingleses executaram dois homens – Hugh Kirby e Geoff Murray – em suas respectivas propriedades e na frente da família. Um homem havia conseguido fugir: Joe Fraser.

Em um dos momentos em que se barbeava, Jamie era admirado pelos garotos: Fergus, Rabbie MacNab e o pequeno Jamie. Rabbie explicou a Jamie que poucas vezes tinha o pai em casa para poder vê-lo fazendo a barba. O líder jacobita percebeu que, aos olhos dos garotos, poderia parecer uma figura romântica: vivendo isolado em uma caverna, fugitivo e na solidão. Eram muito jovens para compreenderem o sentido da solidão na vida de alguém e o risco iminente de ser capturado e sofrer em uma prisão. Jamie se fez como uma referência para os meninos contando histórias que justificassem o crescimento da barba em um homem. Disse que se tratava de um castigo bíblico que Deus impôs a Adão. A curiosidade da idade fez os garotos questionarem se as mulheres também depilavam suas partes íntimas. Jamie apresentou uma explicação divertida e foi interrompido pela chegada de sua irmã.

Jenny trazia uma bandeja com deliciosas iguarias para Jamie. Ele tinha conhecimento de que reservavam a melhor comida para ele. Chamou Jenny para sentar-se ao seu lado e insistiu para que ela comesse com ele. Apesar de uma breve relutância alegando que a comida era para seu irmão, Jenny acatou a ideia quando Jamie disse que ela precisava se alimentar por causa da criança que carregava em seu ventre.

Ao final do capítulo, Jamie caça um veado em meio ao barulho da natureza o qual já havia se acostumado a identificar. Proferiu uma prece de estripação da caça que aprendeu com John Murray, pai de Ian. Bebeu o sangue do animal e continuou o processo de tratamento da caça, retirando partes internas e limpando o necessário. Apesar de ser um animal pequeno, teve que contar com certo esforço para carregar o animal até Lallybroch em meio ao luar que tocava a mata atravessada pela brisa noturna


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle
😍

Fonte: 

GABALDON, Diana. Dunbonnet. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 3, cap.4.

Comentários

Postagens mais visitadas