RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 29

 

PARTE VI - EDIMBURGO

Capítulo 29

A última vítima de Culloden

 

 

Jamie e Ian seguiram para a igreja com o objetivo de realizarem o ato da confissão. Claire foi até a loja do boticário adquirir alguns medicamentos, ervas e outros produtos, pois havia chegado à conclusão que precisava se equipar diante das necessidades que poderiam surgir. Percebeu que o boticário tinha as mesmas feições daquele que conheceu e a quem comprava produtos há vinte anos, mas na verdade a figura se tratava do jovem Haugh, filho do antigo dono.

No local, havia outro freguês – o reverendo Campbell – que observava a familiaridade de Claire em relação aos medicamentos, até mais que o jovem boticário. Notando que a inglesa era dotada de algum conhecimento, aproveitou a oportunidade e perguntou sobre a situação de uma senhora com algum problema nervoso. Perguntou se ela poderia visitá-la e, antes que ela respondesse, disse-lhe o local e o horário.

Prosseguindo, Claire perguntou a Jamie se ele havia inventado a história para o cunhado Ian cujo conteúdo dizia que após Culloden, achando que Jamie havia sido morto, ela partiu para a França e não pôde retornar por ser mulher de jacobita. O escocês explicou que era a única história aceitável e que Ian o respeitava o suficiente para não questioná-la. A inglesa perguntou também por que ele não disse o mesmo ao sr. Percival – com quem tinha negócios. Ele disse que não queria que surgissem comentários e as pessoas ficassem sabendo de sua relação com Culloden.

Enquanto aguardava Ian terminar sua confissão, Claire observou que o rosário de Jamie era marcado por diversas mordidas de crianças. Ele contou que convivia com muitas, pois os filhos de Jenny, em sua maioria, já eram mães e pais. A conversa entre o casal mudou o tom para algo mais íntimo – especificamente a respeito das nádegas da inglesa – quando o jovem Ian surgiu perguntando sobre o que eles falavam. De forma astuta, Jamie conseguiu contornar a situação, falou sobre o que ouviu de um judeu a respeito de aranhas e apontou para uma que havia ali. O rapaz ficou pensativo sobre o assunto e curioso com o que Jamie lhe contava.

Jamie foi encontrar o representante da empresa de seguros para avaliar a situação da gráfica e Ian acompanhou Claire em sua visita à residência dos Campbell para consultar a senhora com problemas sobre a qual foi informada na loja do boticário anteriormente. O reverendo não se encontrava no local. Ficou sabendo que a mulher era sua irmã e não sua esposa, como imaginava. Havia uma mulher que tinha a função de cuidar da enferma e ela contava a Claire a respeito das condições de saúde da senhora Margareth Campbell. Ao final da observação e análise, Claire concluiu que mulher não tinha nenhum problema físico. A cuidadora contou que sua senhora tinha momentos de transe e de crise há muitos anos e relatou uma história que ouviu da cuidadora anterior. Contou que, em sua juventude, Margareth havia sido apoiadora da causa jacobita e tinha se apaixonado por um dos soldados de Charles Stuart, mas seu pai e seu irmão eram apoiadores da coroa. Ela fornecia informações ao referido homem, sabendo de informações do conflito de Falkirk, ficou preocupada e fugiu ao encontro do homem a quem amava. Algo havia dado errado – mas a cuidadora não sabia dizer exatamente o quê – e Margareth foi pega por um grupo de soldados ingleses que cometeram alguns tipos de violência contra ela, até mesmo a deixando em uma vala rasa de água congelada. A jovem teria sido regatada por um grupo de ciganos e depois encontrada por seu irmão. Desde então, ela teria adquirido os problemas com os quais convivia.

A empregada contou ainda que o reverendo pretendia levar sua irmã para as ilhas ocidentais. Claire receitou alguns medicamentos e deixou o lugar acompanhada de Ian. Ao retornarem ao encontro de Jamie, o escocês delegava algumas funções para Fergus acerca dos cuidados em relação à mercadoria contrabandeada que estava para chegar da França e que poderia correr algum risco de ser apreendida. Ian insista em participar do trabalho contribuindo de alguma forma, mas seu tio não queria pôr sua vida em risco. Jamie explicou a Claire que precisariam ir até Lallybroch para levar Ian, ela gostou da ideia de rever Jenny e toda a família.

Por fim, Claire contou a Jamie a história de Margareth Campbell e perguntou se ele ficou sabendo de alguma história na época de Culloden. Após alguns instantes, ele lembrou que a mulher tinha sido namorada de Ewan Cameron – o homem que o resgatou na batalha – e disse à Claire que ele havia sido fuzilado na cabana dois dias após o conflito. O capítulo é concluído com Jamie delegando funções para Ian e Claire. O rapaz iria visitar os clientes da gráfica para informá-los sobre o incêndio e oferecer a devolução do dinheiro ou reagendar o trabalho. E, à Claire, pediu que conseguisse um vestido para que pudessem viajar até Lallybroch, pois teria que devolver a roupa que usava, que pertencia à Dapnhe – funcionária de madame Jeanne.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

Fonte: 

GABALDON, Diana. A última vítima de Culloden. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 3, cap.29.

Comentários

Postagens mais visitadas