RESUMO: LIVRO 3 - CAP. 30

 

PARTE VI - EDIMBURGO

Capítulo 30

Ponto de encontro

 

 

Claire, Jamie e o jovem Ian seguiram viagem até Arbroath para aguardar a chegada do navio francês com os produtos contrabandeados. A inglesa se divertia observando a discussão entre tio e sobrinho, ressaltando a forte característica dos Fraser – a teimosia – que também compunha a personalidade de Brianna.

Jamie pretendia deixar Claire e Ian em uma estalagem para depois encontrar o restante dos homens que trabalhavam com ele. Todavia, ao chegarem no local, encontraram apenas os resquícios do que havia sido a hospedagem. Não havia outra solução, a não ser levá-los consigo. Pediu para que Ian obedecesse a suas ordens e cuidasse de Claire, ao mesmo tempo sinalizava para que ela tomasse conta do garoto.

O ponto de encontro era próximo a um penhasco de onde podiam observar o mar e, por conseguinte, a chegada da embarcação. Willoughby chegou em meio à escuridão e outros homens também se apresentaram. O plano estava todo arquitetado: o chinês, por ser pequeno, era responsável por sinalizar – e não chamar tanta atenção – para o navio quando se aproximasse da costa. Ian desejava fazer tal tarefa, mas logo foi reprendido, pois chamaria atenção devido à sua altura e correria maiores riscos de ser atingido.

O trabalho era executado silenciosamente para não chamar a atenção de qualquer guarda do rei que pudesse estar por perto. Jamie olhou para as estrelas e afirmou que já eram nove horas e certificou-se de que tudo seguia conforme planejado. Preocupou-se com um possível cheio de pólvora que acreditou ter sentido, podendo indicar a presença de algum guarda armado. Ordenou para que Ian se escondesse atrás de uma moita junto com sua tia. Jamie ainda o alertou para que, caso houvesse necessidade, o garoto levasse Claire para Lallybroch. O rapaz foi relutante, sua alma juvenil desejava aventura, ou seja, tudo que estava ali tão próximo à disposição. Mas, seu tio sabia dos perigos da operação até mesmo para um homem experiente.

Ian e Claire conseguiam observar de longe até o jovem percebeu que alguém se aproximava, então, preparou uma pistola para atirar, mas Claire pediu que não fizesse isso, logo Jamie chegou e chamou a atenção do garoto para o perigo de ser encontrado com uma arma ou atirar em guarda do rei. Ian disse que não seria enforcado por ser menor de idade, seria extraditado, conforme foi informado por Fergus. Jamie ressaltou a seu sobrinho que tal condenação afetaria Jenny, então, tomou-lhe a arma.

Pouco tempo depois, avistaram o barco se aproximando e após o sinal emitido pelo sr. Willoughby ouviu-se um alerta em nome do rei, eram desertores (quando um casaca vermelho saía do exército ele vivia como mercenário). Depois disso, começaram os gritos e confusão. O chinês havia sido pego pelos desertores. Jamie disparou contra a lanterna que explodiu óleo fervente atingindo o guarda. Jamie correu em direção ao tumultuo e Ian juntamente com Claire correram pela vegetação para fugir do local antes que fossem encontrados. Ao chegarem em determinado ponto, pararam abruptamente ao notarem a presença muito próxima dos desertores que conversavam sobre algum tipo de vigilância na abadia de Arbroath – local combinado como ponto de encontro caso tudo desse errado, conforme Ian disse que seu tio informou. Ian temia desobedecer às ordens de seu tio e deixar Claire sozinhas, mas a inglesa foi ágil com o pensamento e com as palavras ao convencer o rapaz a ir até a abadia para impedir que Jamie e os demais homens fossem capturados.

O capítulo termina com Claire despedindo-se de Ian, ficando sozinha em meio à vegetação no escuro da noite, pensando em como desviar a atenção dos desertores e se direcionando até eles.


Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

😍

Fonte: 

GABALDON, Diana. Ponto de encontro. In: GABALDON, Diana. Outlander: o resgate no mar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 3, cap.30.

Comentários

Postagens mais visitadas