RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 33

 

PARTE V - LALLYBROCH

Capítulo 33

A patrulha

 

 

Um ou dois dias após o parto, Jenny regressa, aos poucos, à rotina da casa. Observando, distribuindo tarefas e acompanhando os serviços feitos por Claire, Sra. Crook e as demais criadas. Logo, elas são interrompidas pelo barulho gerado por cascos de cavalo. Jenny acreditara ser Jamie, mas achou muito cedo para o seu retorno. Ao se aproximar, ela viu que o homem montado era Ian e que estava ferido, e sem sua perna de pau. Contou que Jamie e ele foram surpreendidos pela patrulha que os agrediram, tomaram seu cavalo e sua perna e levaram Jamie.

Diante da possibilidade de ter o irmão morto pelos ingleses, Jenny – ainda em recuperação do recente parto – deixou a criança recém-nascida sob os cuidados da senhora Crook e, juntamente com Claire, partiu em busca de seu irmão. Munida de seu conhecimento acerca da localização geográfica e sobre como seguir rastros, Jenny seguiu montada a cavalo, seguida por Claire. Durante o percurso, ela precisou parar algumas vezes para desmamar, pois estava com muito leite acumulado em seus seios, o que estava incomodando.

Conhecendo bem a região, e reconhecendo as pistas deixadas pelos cavalos e pelos soldados ingleses, Jenny sugeriu um caminho alternativo que levaria menos tempo até alcançarem a patrulha. Obtendo êxito inicial em seus planos, Jenny consegue tirar um dos soldados da fila que seguia o caminho e, juntamente com sua cunhada, o atingiram na cabeça e, antes que ele acordasse, o amarraram. Depois disso, interrogaram o soldado a fim de saber o destino de Jamie e descobrem que ele pulou do cavalo em que estava montado direto para ao fundo de um rio. O soldado disse ainda que fizeram buscas e não o encontraram, por isso, acredita que ele esteja morto. Deixando o homem lá, partiram em busca de pistas sobre Jamie, encontraram apenas sinais de que ele sobreviveu e que fugiu.

Compreendendo que não poderia mais ficar tanto tempo distante do bebê, Jenny afirmou que ficaria apenas aquela noite e depois regressaria à Lallybroch. Claire estava receosa por não ter conhecimento sobre a geografia do lugar e por estar sozinha naquela situação, mas mostrou-se firme e disse que poderia prosseguir. Enquanto estavam acampadas foram surpreendidas pela presença de Murtagh que afirmou que Ian mandou chamá-lo. Diante da chegada do padrinho de Jamie, Jenny resolve partir imediatamente, mesmo sob forte contestação dele atentando para os perigos da estrada à noite. Todavia, ela estava irredutível em virtude da necessidade do bebê em relação à mãe. Ao despedir-se de Claire, ela disse que Jamie havia mencionado que poderia chegar o momento em que a jovem inglesa lhe diria para fazer coisas e que deveria seguir e fazê-las. Refletindo sobre aquele importante ato de Jamie, Claire lhe fez algumas recomendações como: plantar batatas (mesmo não sendo uma prática comum na região), construir um esconderijo na casa em Lallybroch e vender qualquer terra que não tivesse valor. Contou que, pela frente, viriam anos difíceis, de fome e de guerra. Sem questionar como e por que Claire sabia dessas informações, Jenny partiu.

Nesse capítulo, é possível notar que há uma grande aproximação entre as cunhadas, conforme Claire afirma considerá-la uma irmã. Também vale destacar a mulher forte que é Jenny. Mesmo em recuperação do parto, não pensou duas vezes e partiu em busca de seu irmão, deixando sua criança recém-nascida sem o leite e o afeto materno mesmo que não por muito tempo. Além disso, articulou e enfrentou um soldado inglês e ainda demonstrou ter iniciativa e atitude quando facilmente fez uma fogueira e depois partiu sozinha à noite pela estrada escura.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. A patrulha. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 33, p. 582-592.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTE VI – A BUSCA

Capítulo 34



[1] “Quando o último homem da fila se aproximou de uma curva no caminho, Jenny Murray entrou de repente na estrada, na frente dele. Seu cavalo se assustou e o homem lutou para controlá-lo, praguejando. Quando abriu a boca para perguntar, indignado, o que ela pretendia com aquele comportamento, eu saí dos arbustos atrás dele e atingi-o com força atrás da orelha com um galho caído. Tomando completamente de surpresa, ele perdeu o equilíbrio quando o cavalo se assustou mais uma vez e caiu na estrada. Ele não desmaiou; o golpe apenas o derrubara. Jenny remediu essa deficiência com a ajuda de uma pedra de bom tamanho.” (GABALDON, 2018, p. 586)

 

Comentários

Postagens mais visitadas