RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 34

 

PARTE VI – A BUSCA

Capítulo 34

A história de Dougal

 

 

No início deste capítulo, podemos notar Murtagh apresentando parte de seus planos para encontrar Jamie que havia fugido da captura dos soldados ingleses. A princípio, ele planejou viajar com Claire pelos vilarejos e todos os lugares possíveis levando a fama de curandeira da jovem inglesa. Iniciando a busca, Murtagh cantava pelos lugares por onde passavam para entreter os anfitriões e ainda como uma forma de pagar as despesas do jantar, pois acreditava que deveriam guardar todo o dinheiro que tinham caso precisassem quando encontrassem Jamie.

Procurando passar o tempo, Murtagh ensinara algumas canções populares a Claire e, notando a bela voz que ela tinha, afirmou que a moça iria se apresentar junto com ele. Além disso, propôs que ela fizesse leitura do futuro das pessoas dos lugares pelos quais passavam com o objetivo de descobrir se Jamie esteve pela região. Por onde passavam, não tinham qualquer pista do rapaz.

Durante a busca, encontraram um acampamento de ciganos. Murtagh, desconfiado com a fama desses, pediu para guardar a bolsa de Claire e ficou em alerta. Apesar do receio dele, jantaram junto aos ciganos e se apresentaram para eles. Embora, sempre discreto ao tentar informar-se sobre seu afilhado, foi claro sobre o homem que procurava e detalhou as características do mesmo. Não obteve qualquer resposta positiva, ofereceu dinheiro no caso de os ciganos ficarem sabendo de algo e puderem lhe informar. Partiram do acampamento rapidamente em trotes acelerados buscando afastar-se o máximo possível caso estivessem sendo seguidos. Murtagh deu diversas voltas contornando a estrada como forma de despistar qualquer um que estivesse no rastro deles. 

No caminho, encontraram um mensageiro cujas ordens eram para levar apenas Claire e Murtagh permaneceria onde estava. Ao chegar à caverna onde a aguardavam, Claire vê uma sombra de um homem forte e alto e, por um instante, acreditou ser Jamie. Mas, rapidamente percebeu que se tratava de Dougal. E ali, na caverna, tiveram um intenso diálogo. O chefe de guerra dos Mackenzie deu notícias sobre Jamie informando que ele havia sido preso e condenado à forca e que restava pouco tempo até sua execução. Claire se vê desesperada diante daquela situação, mas não desiste de lutar pela vida de seu amado. Buscando compreender as intenções de Dougal, já que ele havia afastado o sobrinho de Lallybroch mentindo sobre Jenny ter tido um filho com Jack Randall, e ainda diante das investidas dele em Claire afirmando que a deseja desde que a beijou em Leoch, a moça faz insinuações e acusações contra ele: o chama de traidor por ter mentido para Jamie, por trair sua esposa e, entre outras coisas, por ter um filho com a esposa de seu irmão, Colum.

Enquanto Claire tentava se desvencilhar do assédio de Dougal, ambos são surpreendidos pela chegada de Murtagh armado com duas pistolas. Apesar de Dougal ter descartado qualquer possibilidade de Jamie sobreviver à prisão em Wentworth e, portanto, não cederia os homens de seu grupo mesmo com a insistência de Claire, Murtagh consegue sobrepor seu plano sobre o que Dougal pudesse pensar em fazer. Ele solicita dinheiro para ajudar no resgate e Claire pede para conversar com os homens do grupo para convencê-los. E assim, um acordo é feito: caso não consiga levá-los com eles, voltariam e devolveriam o dinheiro.

Conseguiram sete homens e partiram em direção a Wentworth. Mas antes disso, Dougal deu um recado de Geillis: “Acho que é possível [...]” e “[...] um, nove, seis, oito.” (GABALDON, 2018, p. 610) Procurando manter a mente ocupada longe das preocupações com os riscos que Jamie corria, Claire ficou martelando a mensagem em sua cabeça e pensou que a primeira frase poderia se referir à possibilidade de voltar pelas pedras. No entanto, ficou reflexiva se teria deixado Jamie caso tivesse a ajuda de Geillis para chegar a Craigh na Dun. A segunda frase dita na mensagem simbolizava o ano em que ela teria atravessado pelas pedras.

O capítulo termina com a chegada à prisão. Claire, Murtagh e os homens que os acompanhavam estão diante das imensas muralhas de Wentworth. Diante do medo em relação ao que pode acontecer, Claire vê em Murtagh a coragem para enfrentar o que pode vir adiante. Questionado por Claire sobre o que ocorreria caso não conseguissem, respondeu com veemência: “– Então, Dougal nos enterrará com ele [Jamie], um de cada lado – respondeu”. (GABALDON, 2018, p. 611) Como o próprio Dougal havia prometido. “– Vamos, há trabalho a fazer” (GABALDON, 2018, p. 611).

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

 

Fonte: 

GABALDON, Diana. A história de Dougal. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 34, p. 595-611.

 

Comentários

Postagens mais visitadas