RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 37

 

PARTE VII - SANTUÁRIO

Capítulo 37

Fuga

 

 

Este breve capítulo traz o relato de Claire sobre a fuga de Jamie após ser acolhido pela família MacRannoch. Com a neve se esvaindo e, por conseguinte, com o clima apropriado para uma busca por prisioneiros fugitivos, o casal, juntamente com Murtagh, resolve partir da Mansão Eldridge. Com um plano arquitetado, no qual Claire seria uma refém inglesa no caso de darem o azar de encontrar com soldados de Wentworth, o trio seguiu pela estrada. Jamie ainda estava muito ferido e era difícil esconder os machucados, apesar dos esforços de Sir. Marcus, de sua esposa e de Claire.

Enquanto cavalgavam, Murtagh avistou um grupo de soldados ingleses e adiantou-se junto a eles com o objetivo de afastá-los usando alguma desculpa. Afirmou que estavam viajando e estavam um pouco perdidos quanto a uma determinada estrada e disse que seu patrão – no caso, Jamie – estava muito doente. Ao notar que seu afilhado estava sangrando e que isso poderia chamar a atenção dos soldados, Murtagh sinalizou com o olhar para que Claire resolvesse a situação. A moça aproveitou um rápido instante em que os homens olhavam em outra direção e tratou de cobrir a mancha de sangue com mais neve e, rasgando parte de suas anáguas, pôs tal tecido na região que causava o sangramento.

Apesar da tentativa de despistar o grupo, um dos soldados aproximou-se de Jamie para conferir se ele estava realmente impossibilitado de qualquer coisa em face de alguma enfermidade. Logo, o soldado fora impedido pelo próprio enfermo que disparou uma arma ceifando a vida daquele homem. Em uma segunda tentativa, Murtagh atingiu outro soldado. Vendo um dos homens voltando – provavelmente em direção à prisão para buscar reforços – Jamie gritou para que Claire impedisse o soldado de alcançar seu objetivo. Claire cavalgou rápida e intensamente seguindo os rastros do cavalo à sua frente estabelecendo uma curta distância entre ela e o cavaleiro em retirada. Notando que se aproximavam de Wentworth e que poderiam ser vistos, Claire adiantou-se por um caminho paralelo e mais rápido e, então, disparou acertando o cavalo que derrubou o homem. Ao se aproximar do soldado, percebeu que ele estava ferido, o cavalo possivelmente caiu sobre ele, pensou sobre as instruções de Rupert e não hesitou ao empurrar a faca na base do crânio do jovem soldado.

O capítulo se encerra com o trio viajando de barco em direção ao Mosteiro de Ste. Anne de Beaupré. A viagem marítima fora escolhida por Jamie, pois acreditava ser menos provável que os encontrassem. Não queria pôr a vida de sua esposa e de seu padrinho em risco. A viagem foi marcada pelo agravamento das condições em que Jamie estava. Além de estar muito ferido, passou todo o tempo enjoando e vomitando a ponto de seu corpo não suportar e ficar em um estado preocupante de modo que Murtagh e Claire tiveram que dar-lhe láudano para que ficasse inconsciente e pudesse concluir a viagem com vida.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Fuga. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 37, p. 674-683.

Comentários

Postagens mais visitadas