APONTAMENTOS: LIVRO 2 - CAP. 29
PARTE
IV - ESCÂNDALO
Capítulo
29
Agarrar
a urtiga
- O capítulo inicia com Claire e Jaime conversando sobre o destino deles de volta a Escócia.
- Durante uma cavalgada Jaime e Claire param para descansar pois fazia muito calor, ambos se despem e vê-se novamente o desejo nascer entre os dois após meses de separação, sofrimento e muitos desentendimentos, o que a princípio sugere uma reconciliação imediata, torna-se, por parte de Jaime, um interrogatório que leva à lembranças e promessas feitas quando se casaram.
- Jaime cobra de Claire o fato de ela não ter-lhe contado, assim que ele voltou, sobre como fora deitar-se com o rei. Ele cria em sua mente muitas hipóteses que revelam sua fúria, raiva, ciúme e insegurança. Para ele o fato de Claire não ter contado a verdade, por ela própria, devia-se ao fato de acreditar que ele não mais a amava e ele cobra isso dela por várias vezes.
- Durante sua fala, ele deixa claro que a dor da “suposta traição”, fora ainda maior do que os açoites, do que a humilhação diante da entrega a J.B. Randall, assim como imaginava ser a dor da forca.
- Jaime lembra a Claire de que sempre fora a favor da verdade, custasse o que custasse. Sua dor torna-se ainda maior quando Claire lhe confessa que procurou o rei porque entendia que também queria vê-lo magoado e fazê-lo sofrer por tudo que passara.
- Para tentar se redimir de sua “suposta” culpa, Claire sugere a Jamie que bata nela. Ele então explica que a punição para mulheres que traiam seus esposos, na cultura dos Camponeses de Galconha era levar uma surra com urtigas.
- Claire não se opõe e confirma que quer a punição, Jaime até chega a pegar as urtigas e passá-las entre seus seios, o que de imediato lhe causa queimação e deixa marcas de vermelhidão. No entanto, Jaime lembra-a da promessa que fizera quando jurou não mais erguer as mãos para ela com violência... e ao contrário do que havia proposto, demonstra que a ama de forma incondicional, e que, aconteça o que acontecer somente ele terá a sua alma, os dois serão sempre um do outro, serão sempre um só corpo.
- No final do capítulo Jaime e Claire descobrem uma caverna remota e dentro dela os corpos do que supostamente seria de dois amantes que morreram juntos há muitos anos.
Apontamentos feito pela nossa Sassenach Iara Verdi
Fonte:
GABALDON, Diana. Agarrar a urtiga. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 29, p. 475-489.
Comentários
Postar um comentário