APONTAMENTOS: LIVRO 2 - CAP. 28
PARTE
IV - ESCÂNDALO
Capítulo
28
A chegada da luz
- Claire não queria que Jamie a encontrasse e acreditava que ele teria ido para a Espanha.
- Fergus era a única pessoa com quem Claire se mantinha preocupada no momento, até mesmo consigo própria não havia tal preocupação já que comia pouco e preferia ficar sozinha em seu quarto.
- “Sem leme, comecei a me deixar levar pela corrente, à deriva outra vez.” (GABALDON, 2018, p. 460)
- “E tentava prestar atenção a Fergus, a única pessoa no mundo por quem eu ainda tinha alguma noção de responsabilidade.” (GABALDON, 2018, p. 460)
- Fergus como qualquer criança de sua idade, constantemente se metia em confusões e foi por meio de uma briga com um moço do estábulo que Claire conheceu toda a verdade sobre o porquê de Jamie não ter podido cumprir a professa que lhe fora feita.
- Claire fica impressionada com uma marca que viu no corpo de Fergus ... ela a reconhece como sendo a marca de J.B. Randall.
- “Não foi a desonrosa visão da pele nua que deteve minha atenção, mas uma pequena marca vermelha ali. [...] Eu já vira algo semelhante uma única vez [...] mas uma marca a ferro em brasa é inconfundível.” (GABALDON, 2018, p. 461-462)
- Por insistência e firmeza de Claire, Fergus revela a ela como exatamente J.B.Randall o violentou e o marcou e ela então consegue compreender o que levara Jaime a quebrar sua promessa desafiando o inglês para um duelo que não somente o levará para a prisão como teria contribuído para que Claire viesse sofrer o aborto de Fath.
- “Vendo que eu falava a sério, ele parou de se debater. Umedeceu os lábios, hesitando, mas seus ombros caíram e compreendi que agora eu saberia a verdade.” (GABALDON, 2018, p. 462)
- Fergus conta a Claire que tentou resistir, mas que fora incentivado por Madame Elise a acompanhar o inglês e que ao final receberia recompensa com isso, percebe-se que mesmo já tendo tido algumas experiências anteriores, Fegus demonstra nervosismo e medo, tanto é que afirma que seu patrão encontra-se no estabelecimento.
- O relato de Fergus continua numa tentativa desesperada de convencer Claire de que ele tentara resistir e de que não conseguira e de que tudo o que acontecera fora culpa sua. À medida que Claire ouvia as confissões de Fergus ela pedia para que o menino não continuasse, mas era em vão, detalhadamente Fergus fazia emergir as lembranças daquele momento de horror, violência e pânico.
- “Agarrou minha saia com as duas mãos, a necessidade de me fazer acreditar nele crispando seu rosto numa máscara simiesca de sofrimento. — É minha culpa, madame, mas eu não sabia! Eu não sabia que ele iria lutar com o inglês. E agora milorde foi embora e nunca mais vai voltar, e tudo por minha culpa!” (GABALDON, 2018, p. 464)
- Triste saber que Madame Elise era cúmplice dessa violência e que também tratava uma criança como produto lucrativo para seus negócios.
- Assim como Claire, Fergus também acredita que Jamie não voltará mais.
- Nesse capítulo também temos o retorno de Jamie que ao encontrá-la confessa-se arrependido e relata que por algum tempo acreditou que ela estivesse morta.
- O encontro segue com o diálogo repleto de ressentimentos, julgamentos, acusações, revelações e por fim cumplicidade e perdão por ambas as partes. Claire relata como fora o sofrimento da perda da filha, assim como faz uma linda e comovente descrição da criança natimorto.
- O momento revela o sofrimento de ambos. Jaime, por sua vez tenta reconfortá-la como pode, mas Claire reclama porque ele estivera ausente. Jaime conta que enquanto estivera na prisão, pensando que ela estava morta tentou tirar a própria vida, batendo com a cabeça nas paredes de pedra.
- Claire conta a Jaime que Fergus revelará tudo o que havia acontecido e que agora compreende o porquê ele teve que ir.
- Já menos ressentidos um com o outro, Claire questiona a Jaime se ele sabe o motivo que fora libertado e ele afirma que sim que em conversa com Madre Hildegarde fora informado de que “Apenas que foi... para a satisfação de Sua Majestade.” (GABALDON, 2018, p. 470) Claire conta-lhe sobre o que acontecerá no palácio e que Conde de St. Germain estava morto. Jaime também conta como foi sua experiência com Murtagh no mar, bem como conseguiram executar o plano com êxito.
- O capítulo finaliza com Jaime e Claire juntos, deitados e Claire relembrando a desprezível experiência que tivera ao deitar-se com o rei, mas decida a fechar as portas de sua mente para esse episódio.
Apontamentos feito pela nossa Sassenach Iara Verdi
Fonte:
GABALDON, Diana. A chegada da luz. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 28, p. 460-475.
Comentários
Postar um comentário