RESUMO: LIVRO 2 - CAP. 21

 

PARTE III – FALTA DE SORTE

Capítulo 21

Ressurreição inoportuna

 

 

Este capítulo começa com Claire e Jamie chegando a casa onde estava o duque de Sandringham, residência que havia ficado durante o tempo em que permaneceria na França. No caminho e até a chegada ao local, o casal especulava sobre o mistério que envolvia o príncipe Charles, o conde de St. Germain e o dinheiro que Charles havia conseguido de empréstimo.

Já dentro da enorme casa, Jamie analisava alguns papéis com o conde, e Claire observava alguns quadros objetivando afastar-se da sala onde eles estavam para procurar Alex Randall, pois sabia que não havia qualquer possibilidade de o rapaz e Mary encontrarem-se tendo em vista toda a situação gerada desde o estupro. Claire ficou sabendo que o jovem havia sido demitido – fato já esperado pela própria Claire, visto que o conde não seria tão piedoso a ponto de manter um empregado ligado a um escândalo – e, um pouco, depois encontrou, em uma das salas, Mary que também tinha ido atrás de Alex. Sabendo que seu amado poderia ter partido para a Inglaterra, a moça saiu correndo e Claire tentou segui-la quando – inesperadamente – encontrou Jonathan Randall, ambos assustaram-se um com outro. Claire acreditava que Jack Black estivesse morto considerando o relato de Sir Marcus. O mesmo valia para ela, já que o capitão inglês afirmou que achava que a jovem inglesa havia sido devorada por lobos – pois, essa foi sua intenção. Daí, temos a prova concreta de que Randall não cumpriu com sua palavra quando disse a Jamie que tiraria Claire da prisão de Wentworth em segurança.

O encontro marcado pela palpitação e nervosismo de Claire diante da imagem real do homem que a atormentava e, mais ainda, a Jamie. Em seguida, ela sente a chegada de seu marido por trás e isso a apavora, visto que sabe de todo o sentimento de ódio e vingança envolvido e da tragédia que se anuncia. Jamie, mesmo com as mãos frias diante das circunstâncias, procurou ignorar Randall e afastou Claire de onde estavam, partindo sem dirigir-lhe uma palavra sequer, ouviram o objeto, seu objeto de tormenta dizendo: “- Jamie [...]” (GABALDON, 2018, p. 345). Este apenas respondeu sinalizando que faria cumprir sua vingança.

Logo após o inesperado encontro, Jamie pôs Claire em uma carruagem e a despachou para a residência de Jared. Embora ela tenha solicitado ao cocheiro que queria voltar, o homem ignorou e seguiu. Ao chegar em casa, a jovem enfermeira contraiu-se em pensamentos de preocupação, pois, não conseguia imaginar onde Jamie poderia ter ido. Ordenou que Fergus encontrasse Murtagh o mais rápido possível, enquanto isso permaneceu pensando sobre os passos que Jamie seguiria par alcançar seu objetivo em relação a Jonathan Randall. Aquietou-se um pouco ao perceber que a espada de Jamie estava em casa e sabia que não faria uma coisa tão significativa para ele usando um instrumento emprestado. Lembrou que ele havia lhe contado que ganhou a espada de seu tio Dougal e que fora treinado por ele.

Enquanto era atormentada por seus pensamentos acerca do que poderia estar acontecendo em relação à Jamie e se desvencilhava de parte de suas roupas, foi surpreendida com a presença de Dougal. Claire questionou o motivo da presença do Mackenzie e demonstrou toda a consternação que sentia por ele não a ter ajudado no resgate de Jamie da prisão de Wentworth e, além disso, tê-la proposto em casamento mesmo antes de ter certeza se Jamie seria executado, pensando em ficar com a propriedade de Lallybroch. Depois de um tempo bebendo conhaque, os ânimos se acalmaram um pouco e ela contou que Randall estava vivo – embora, ele tenha mencionado que nunca ouviu que estivesse morto, já que o capitão não sofreu nada durante o resgate de Jamie, uma vez que Sir. Marcus havia confundido um soldado inglês com Jack Black. O diálogo com Dougal fez Claire ter uma ideia: denunciou Randall à polícia local pelo ataque a ela e à Mary. Isso faria com que o capitão inglês ficasse afastado da possibilidade de um encontro com Jamie – pelo menos até descobrirem que ele era inocente de tal crime.

Antes de efetivar a denúncia, Claire contou sobre o ataque e Dougal lhe falou a respeito da existência de um grupo chamado “Les Disciples du Mal”. Explicou que se tratava de jovens de classe sociais com boas condições financeiras que agiam de tal modo apenas por diversão. Claire lembrou um pouco das palavras dos agressores e tudo parecia fazer algum sentido.

Ao retornar para casa, viu que Jamie esteve por lá. Notou sua caixa de medicamentos remexida e uma tesoura sobre uma mesa com tufos de cabelos ruivos: Jamie havia cortado o próprio cabelo. Claire lembrou-se de quando ele lhe contou sobre seu primeiro duelo no qual os cabelos soltos atrapalhavam sua visão. Isso parecia ser a confirmação das intenções do jovem escocês. Algum tempo depois, segurando por entre as mãos os tufos de cabelos de Jamie sem saber se seu plano havia funcionado, Claire percebe a chegada de seu amado. Todavia, ele está com muita raiva, pois, ficou sabendo da interferência de Claire e a questionava sobre a motivação de ter acusado Randall para impedir o duelo. Ela pediu que Jamie não fizesse nada ao capitão inglês, por isso temia pela vida de Frank. Possuído por um espírito de vingança, Jamie argumentava com Claire sua escolha, dado que ela sabia o que Randall havia feito e, então, mencionou uma passagem triste e cruel dos momentos que esteve em Wentworth. Ainda assim, Claire alegou que havia salvado a vida dele por duas vezes pelo menos. Compreendendo que ela cobrava uma dívida e, sob muita raiva, concordou que esperaria um ano – que seria o tempo da criança, ancestral de Frank, ser gerada – por sua vingança.

Por fim, quando foi para o quarto para dormir, Claire encontrou Jamie sentado diante de uma mesinha, paralisado e imerso em seus pensamentos. Quando ela tentou se aproximar e tocá-lo, ele a afastou imediatamente e disse que fosse dormir. Jamie estava muito magoado, mas, como um homem de palavra que era, precisa lidar com tudo aquilo até poder ter sua vingança concretizada. Ao acordar, Claire encontrou Jamie do mesmo jeito que estava quando ela adormeceu. Novamente tentou uma aproximação, agora ele parecia ter aceitado melhor a ideia, embora sofresse com isso. Claire o acalentou da forma mais comum aos dois: aconchegando-se um no corpo do outro: entre o calor e conforto dos braços de ambos e a troca de carícias.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Ressurreição inoportuna. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 21, p. 339-365.

Comentários

Postagens mais visitadas