PESQUISA: Charles Stuart
Olá, Outlanders! Preparados para mais uma pesquisa?! Vamos lá!
No capítulo 11 do livro 2 (A Libélula no Âmbar), Claire finalmente conhece pessoalmente em Paris, o príncipe Charles Stuart, filho do rei James da Escócia. Vamos lembrar de como ela o analisou:
"Era um rapaz vigoroso, atraente, com abundantes cabelos castanho-claros cacheados e soltos sobre os ombros. E um rosto bonito, as faces afogueadas do frio e do esforço físico. Seu nariz escorria um pouco e ele o limpou nas costas da mão envolvida no pano, contraindo-se um pouco ao fazê-lo." (GABALDON, 2018, p. 202)
Preparamos uma pesquisa bem especial e super objetiva para vocês sobre essa figura para lá de intrigante durante a trama de Outlander!
- Nome completo: Charles Edward Casimir Mary Sylvester Stuart (31/12/1720-31/01/1788)
- Filho de Jame Francesco Edward Stuart e Mary Clementine Sabienska.
- Ele NUNCA conheceu o pai no trono.
- Era meramente um pretendente uma vez que seu nascimento se deu no exílio do pai, onde Charles viveu até seus 24 anos. Altura em que tentou iniciar uma rebelião com o objetivo de restaurar a Casa Stuart ao trono.
- Era averso ao sistema democrático, contra a religião protestante, contra as alianças mercantis (que expandiram o tesouro inglês) e contra o início do sistema capitalista que vinha se desenhando desde 1688.
- Tinha uma aliança que mentia ser forte, mas não passavam dos habitantes das Terras Altas, escolhidos pela dificuldade em receberem notícias reais e pela religião mantida (catolicismo) alguns poucos do norte da Inglaterra e alguns aristocratas anglicanos que achavam um absurdo o crescimento do povo como igual. (na tese)
- Contra ele estava a maioria da Inglaterra, os presbiterianos e o partido liberal.
- Em 1745 aos 24 anos liderou a revolta militar com o apoio de alguns franceses e do exército jacobita formado por apoiadores.
- Era a primeira vez que pisava na Escócia.
- Charles nunca quis o benefício do coletivo. Queria alcançar Londres para reivindicar o trono ao seu pai. E foi massacrado.
- Não prestou nenhum auxílio aos seus companheiros de guerra, tampouco se fez de rogado em pedir dinheiro para os pobres que o apoiaram e deixar a Escócia em completa miséria e toda uma cultura massacrada e tida como criminosa. Nunca se pronunciou e quando confrontado ao fim de sua vida, disse que foi induzido pelo povo. (que povo?)
- Fugiu de Culloden pela França, depois para a Itália onde viveu seus últimos dias em Roma. Frequentemente alcoolizado, culpando os aliados de serem fracos.
- A derrota do Jacobitismo simbolizou o triunfo do iluminismo Escocês e o período de 1745 trouxe à Escócia, por sangue, uma era de desenvolvimento cultural e econômico.
- Apesar
disso, de todos os dados e fatos provados pela História, Charles ainda é figura
emblemática aos Escoceses. Sendo chamado até os dias de Hoje de Bonnie Prince.
Referência:
GABALDON, Diana. Ocupações úteis. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 11, p. 186-209.
Comentários
Postar um comentário