PESQUISA: Cenários Outlander 2T - Parte II

 

Finalmente chegamos com a Parte II! Se você ainda não conferiu o nosso post da Parte I é só clicar aqui👈 Preparados, Outlanders? Vamos lá!

Outro local do circuito locações de Outlander é L’Hospital des Anges (episódio 3º da 2ª temporada). Claire, durante sua estadia em Paris, sentia-se sem ocupação, apesar do empenho do casal em infiltrar-se no meio jacobita. Desta forma, seguindo os conselhos do Mestre Raymond (na série) e de Herr Gerstmann (no livro), oferece seus serviços de curandeira no hospital de caridade de Paris, onde juntamente com Madre Hidelgard, ajuda os desvalidos da Paris do século XVIII.

O local, na verdade, trata-se da cripta da Catedral de Glasgow, uma construção medieval em estilo gótico, que sobreviveu a Reforma protestante na Escócia, a partir de 1560.

Fonte: Romance & Turismo


Outro cenário aproveitado nas filmagens foi a Universidade de Glasgow (3ª Temporada), que fez às vezes de Universidade Harvard, em Boston.

Na obra de Gabaldon, Frank aceita o cargo de professor de História em Harvard, quando Claire volta pelas pedras, após o levante jacobita. O casal tenta, em Boston, começar uma nova vida, com Claire grávida de Brianna.

Fonte: Vestibular Brasil Escola UOL


A Universidade de Glasgow, em estilo gótico, foi instalada em 1451, sendo a quarta universidade de língua inglesa mais antiga do mundo e uma das mais importantes da Grã-Bretanha.  Foi lá que estudou o economista e filósofo Adam Smith.

Uma das cenas mais interessantes da série é quando Brianna mostra o Claustro na Universidade para Roger, quando este a visita em Boston, e conversam sobre história, origens, etc. Vale lembrar que na série e nos livros Frank lecionava em Harvard e Brianna era aluna de História, antes do casal Roger/Brianna atravessar as pedras, na 4ª. Temporada. 

Fonte: TripAdvisor


Perto da Universidade de Glasgow, a produção também utilizou o Parque Kelvingrove, que correponde ao local onde Claire caminhava em Boston, na 3ª. Temporada, passando por uma ponte sobre o rio Kelvin, entre a faculdade de medicina e sua casa (2º episódio da 3ª temporada).

Fonte: What's on Glasgow


A residência dos Randalls, em Boston dos anos 50 e 60, foi filmada na Downhill Street, uma rua bem bonitinha de Glasgow, com casas de mais de 100 anos. A linda casa de calcário vermelho com grandes janelas fica no número 124 da rua.

Fonte: Savills UK


Glasgow fica localizada nas Lowlands, sendo a terceira cidade mais populosa do Reino Unido, maior que a própria capital da Escócia, Edimburgo.

O povoado iniciou-se no século VI a partir do bispado de Glasgow, na Idade Média e, posteriormente com o estabelecimento da Universidade de Glasgow, centro onde floresceu o Iluminismo Escocês.

Desde o século XVIII a cidade tornou-se um dos principais centros do comércio transatlântico com a América. Com a Revolução Industrial, a cidade e a região que a cerca cresceram e acabando por torná-la um dos principais centros de engenharia e construção naval.

Depois do Tratado de União de 1707, mercadores escoceses organizaram expedições comerciais marítimas às zonas colonizadas pelos ingleses. Em breve Glasgow tornar-se-ia um centro da importação de tabaco das colônias americanas. Em 1727, 50 navios por ano faziam a viagem até as colônias americanas, acostando em Chesapeake Bay. Em 1741 Glasgow tinha um volume de negócios de 7 milhões de libras por ano em tabaco. Em 1752 eram já 21 milhões. Em 1771 o comércio atingiu um extraordinário montante de 41 milhões de libras, perfazendo mais de um terço das importações escocesas e dois terços das exportações. Esta foi a "idade de ouro" de Glasgow. Quase metade do comércio americano de tabaco estava na mão de escoceses como William Cunninghame, Alexander Spiers e John Glassford, os três maiores. Suas três empresas chegaram a controlar mais de metade do comércio de tabaco de Glasgow. A maioria dos comerciantes era originária das Lowlands

Apesar de já ter sido considerada uma cidade perigosa, atualmente prevalece a ideia de que é uma das cidades mais seguras do Reino Unido, sendo inclusive um dos principais centros financeiros da Europa.

Fonte: HiSoUr


Reza a lenda que o protagonista da série, Sam Heughan reside em Glasgow.

Quem sabe, se você for uma sortuda, acabe esbarrado com ele😂😍


Pesquisa feita pela nossa Sassenach Mônica Araújo

😍

Referências:

14 LOCAIS escoceses que todos os fãs de "Outlander" deveriam visitar. [S. l.], 5 jul. 2015. Disponível em: http://www.lallybroch.net/2015/07/14-locais-escoceses-que-todos-os-fas-de.html. Acesso em: 28 jan. 2021.

CASSIANO, Ana. Outlander em Glasgow na Escócia. [S. l.], [20--]. Disponível em: https://www.anacassiano.com/roteiro-outlander-escocia/outlander-em-glasgow-escocia/. Acesso em: 28 jan. 2021.

GABALDON, Diana. Audiência real. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 7, p. 125-140.

GLASGOW. [S. l.], 28 dez. 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow. Acesso em: 28 jan. 2021.

HOUSE in Rue Tremoulins. [S. l.], [20--]. Disponível em: https://outlander.fandom.com/wiki/House_in_Rue_Tremoulins. Acesso em: 28 jan. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas