RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 19

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 19

O monstro do lago

 

 

Trata-se do menor capítulo até esta altura deste livro um. Ele é iniciado com Claire falando sobre um novo lugar onde o grupo havia parado para o acampamento noturno. Ela descreve a mudança de estação a partir da flora presente no local. Menciona sobre um lago próximo e descreve suas características. Além disso, a jovem inglesa nos relata suas sensações diante do lago e toda a atmosfera misteriosa em volta dele.

Ao se aproximar do lago para lavar as mãos e o rosto antes de recolher-se em suas cobertas junto com Jamie, Claire observa alterações no movimento das águas e, em seguida, vê uma enorme cabeça saindo delas. Ela descreve a criatura e, ao invés de se assustar – como poderíamos imaginar – ela fica admirando o animal de forma curiosa. Observa cada detalhe do bicho: uma cabeça grande e chata, uma crista no longo pescoço sinuoso, olhos insípidos tão velhos com seus antigos mares, pele luzidia lisa e azul-escura e “[...] olhos estranhos, sem pupilas, eram de um âmbar profundo e cintilante” (GABALDON, 2018, p. 312). Diferentemente de outras pessoas que poderiam ter medo da criatura, Claire o achou muito bonito e lembrou-se da réplica que havia visto no Museu Britânico. Tratava-se, então, do famoso “Monstro do Lago Ness”.

Após o animal partir para as profundezas do lago, Claire observou que ali, na margem do lago, havia um dos homens do grupo e notou o espanto do rapaz. Tentou acalmá-lo dizendo que o bicho havia ido embora. Mas o homem estava tão assustado que não reagira e nem conseguira encher o balde de água – seu objetivo ao ir até à margem do lago. O homem se agarrou nas saias de Claire como se estivesse em estado de choque por ter visualizado aquela imagem. A moça retrucou com certa indelicadeza e encheu o balde para ele. Ambos voltaram ao acampamento e, vendo que ele não falaria sobre o corrido, Claire resolveu silenciar também. Não conseguia imaginar a reação de alguns dos homens do grupo, com exceção de Dougal, Jamie e Ned, – visto que muitos deles não tinham instrução qualquer.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. O monstro do lago. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 19, p. 310-313. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas