RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 24

 

PARTE IV – UM LEVE SOPRO DE ENXOFRE

Capítulo 24

Sob o signo do mau agouro

 

 

Este capítulo se inicia após a chegada de Jamie e Claire ao Castelo de Leoch. Sob comemorações e brindes em homenagem ao casal, Claire vê que Geillis Duncan e seu marido estão presentes no local. A esposa do fiscal se aproxima da recém-casada e inicia uma conversa subitamente desconfortável sobre a relação de Claire e Jamie, demonstrando curiosidades sexuais sobre o rapaz.

Durante os festejos em celebração ao jovem casal, surge um mensageiro trazendo uma importante notícia: a morte da esposa de Dougal por uma febre repentina. Jamie conta à sua esposa que seu tio fora casado por 24 anos, que não convivia com a mulher diariamente e que ela não deveria se importar muito com isso, visto que estava sempre muito ocupada com a criação dos filhos, embora ficasse feliz quando Dougal os visitava. Jamie mencionou que os casamentos de ambos os tios foram arranjados, diferentemente de seus pais que casaram apaixonados e dele e Claire que, embora também fosse um casamento arranjado, nutriam fortes sentimentos um pelo outro. Mais uma vez, Claire diz estar ligada a Jamie – não só pelos votos, por lealdade e pela lei – por amor.

Em um determinado momento em que o casal trocava beijos, foram interrompidos pelo Velho Alec chamando Jamie ao trabalho. Ao meio dia, Claire vai ao encontro de Jamie na estrebaria para ter um instante a sós. Logo, Hamish surge estrebaria adentro em busca do cavalo “Donas” – um animal bastante arisco. Vendo o acontecimento, Jamie pula – ainda sem partes de suas roupas – em direção ao jovem interpelando-o e procurando compreender a razão do pequeno estar ali. O menino explica sobre o constrangimento pelo qual passou, diante de outros garotos, quando, montado em seu pônei, não conseguira saltar com o animal como as demais crianças fizeram com seus cavalos. Jamie acalma o primo e contorna a situação propondo que ele conheça outro animal e que – se conseguir se comportar – deixará que o monte sozinho.

No meio da conversa, Hamish aponta alguns questionamentos – como qualquer criança curiosa – sobre Jamie estar casado, se gosta daquela condição e pergunta se é verdade sobre como ocorrem às relações sexuais entre homem e mulher e suas similaridades com os animais, conforme ouvira falar por parte de um funcionário do castelo. Sem ser notada pelo garoto, Claire observa tudo contendo-se para não gargalhar em alto som. A longa e intensa conversa entre os primos é de uma importante sensibilidade por parte de Jamie em relação ao menino. Parece que Hamish procurou em Jamie uma pessoa que pudesse depositar sua confiança e encontrar conforto diante das dificuldades e das curiosidades – algo que talvez não conseguisse com seus pais.

Claire fala sobre sua rotina no castelo, reflete como cada vez mais deixa de ser uma forasteira e ainda pensa sobre o fato de não poder ter filhos e como, naquela ocasião, sente-se aliviada, pois mesmo assim pretendia ir embora pelas pedras. Ela destaca que para Jamie também era um alívio devido às circunstâncias nas quais o rapaz estava envolvido (sem dinheiro, sem propriedade e com a cabeça à prêmio).

No capítulo há um momento em que Hamish apronta alguma peraltice em relação aos cavalos, deixando o portão aberto e, um dos animais fugindo para o lago no qual Jamie tivera que entrar, se molhar por completo e perder o jantar, por isso, promete castigar o garoto da mesma forma.

Ao acordar, o casal se depara com um pequeno maço de plantas envolvido com uma fita negra. Claire se machuca com o artefato e Jamie logo se desfaz jogando-o pela janela. Ao ser questionado pela esposa sobre o que seria aquilo, ele responde apenas que trata-se de uma brincadeira de mal gosto.

Reconhecendo que sentia falta de estar perto do amado, sugerindo até que ele invente uma desculpa para não ir à estrebaria, Claire ocupa seu tempo entre os cuidados com os enfermos e feridos que aparecem em seu consultório e as demandas da horta do castelo. Com menor frequência, ela lembra-se de Frank e confessa sentir-se culpada e desleal por estar feliz e cogita sobre a busca que ele deve estar fazendo ou ter feito a respeito de seu desaparecimento.

Jamie machuca-se ao montar “Donas” e é levado por Alec aos cuidados de Claire. A moça trata da torção do rapaz e eles aproveitam o tempo disponível juntos para subir ao telhado onde apreciam um pouco da paisagem que compreende a região do castelo e Jamie aponta a direção do caminho para Lallybroch. Claire pergunta se ele quer voltar para lá. Embora tenha receio – por não ter certeza conforme a situação de sua irmã - ele responde que acha que devem ir, mas somente depois que resolver seu problema com a ajuda do duque – que está para chegar ao castelo. Preocupada com seu esposo, Claire diz – sob a promessa do rapaz de não questioná-la sobre como ela tem essa informação – que sabe que há algo errado com o duque. Jamie pergunta se Claire já sabe a respeito dele e ela pensa que talvez Jamie esteja se referindo à ligação que o duque tem com os jacobitas. Jamie também conta que o duque esteve no castelo quando ele tinha 16 anos e depois foi embora para Lallyboch. A partir do que lhe dissera Geillis, Claire pergunta se não foi por causa de Letitia que ele partiu. A jovem inglesa explica sobre os comentários da sra. Duncan e Jamie deixa claro que se tratam apenas de boatos.

Ainda neste capítulo há um acontecimento no qual o padre Bain – no meio da chuva – estava indo em direção ao castelo e, perseguido pelos cães, sofre uma queda e machuca-se com o impacto e com as mordidas dos animais. Claire se oferece para ajudar, mas o padre vê aquela oferta como uma imoralidade pelo fato de uma mulher tocar em alguma parte do corpo de um sacerdote. E assim, segurando suas roupas rasgadas pelos cães, ele vai embora.

No mesmo dia de chuva, Claire é surpreendida em seu consultório pela presença do Velho Alec que estava ali em busca dos cuidados da jovem em face de ser acometido por reumatismo e sentir-se muito incomodado com as dores, especialmente nos dias chuvosos. Durante o tratamento – com óleos e massagens – Claire aproveita a ocasião para tomar conhecimento sobre algumas coisas. Alec lhe conta sobre a mãe de Jamie, Ellen. Sobre como era ousada, sobre sua aparência e sua doçura. Ele relata ainda como foi que ela acabou se casando com Brian e indo morar em Lallybroch e toda a confusão causada com seus irmãos. Pelo que o cavalariço conta a respeito dos pais de Jamie, o rapaz parece ter herdado os traços – cabelo e altura – da mãe e o mesmo jeito com os cavalos que seu pai tinha.

Buscando opções para ocupar seu tempo, Claire vai em direção à sala de Colum para pegar algum livro, mas para pelo caminho quando ouve uma discussão entre os irmãos e procura não ser vista ou não parecer estar ouvindo atrás da porta – já que sobre ela caiam muitas suspeitas desde que chegara ao castelo. No meio da discussão, Claire ouve que Colum tem planos para que Jamie vá caçar com o duque.

O capítulo é entrecortado pela queda de Hamish do cavalo junto ao grupo de meninos sendo observado por Colum e a constatação de que não fora nada grave. Logo, Claire conta ao seu marido sobre os planos de seu tio. Durante o jantar no salão, os homens fazem muitas piadas sobre o interesse do duque em Jamie desde que ele tinha 16 anos. Então, o rapaz conta a todos que foi por isso que partiu para Lallybroch na época. Em meio às piadas e gargalhadas, Jamie relata como aconteceram as situações de assédio por parte do duque.

Entre os pensamentos de Claire sobre Frank e suas observações em relação à Laoghaire, a moça é interrompida em um de seus atendimentos e levada imediatamente – sem compreender muito bem o que estava acontecendo – à estrebaria para realizar o parto de uma égua, já que, segundo Jamie e Alec, ela tinha mãos pequenas e adequadas para a situação. A jovem enfermeira consegue êxito no trabalho e, posteriormente, é reconhecida e elogiada por Colum que lhe dá um presente.

Nesse ínterim, Claire recebe a visita de Geillis que a convida para buscar alguns elementos importantes para seu conjunto de plantas e especiarias. No meio da floresta, Claire ouve o choro de um bebê e, vendo que está muito doente, tenta ajudá-lo. Mas, Geillis a impede explicando que aquilo se trata de um ritual tradicional o qual os pais da criança acreditam que as fadas a trocaram por um bebê morto. Todavia, Claire não aceita aquela situação e voltar para pegar a criança que já está morta quando a inglesa a encontra. Já é escuro e distante do castelo quando ela é resgatada do lugar por Jamie que também conta sobre os hábitos e costumes do povo daquele lugar.

No encontro com Geillis, Claire perguntou se ela sabia sobre o artefato deixado em seu quarto. A moça respondeu que se tratava de mau agouro e que ela deveria ir à sua casa amanhã para descobrir quem implantou o objeto.

Finalmente, o duque chega ao castelo. Claire e Jamie vão ao vilarejo buscar Geillis e Artur Duncan para o banquete. Chegando à casa do fiscal, Claire consegue ficar a sós com Geillis e descobre que ela se comporta como uma bruxa e promove um ritual o qual utiliza uma bacia, uma vela e uma colcha, sendo interrompidas um pouco depois pelos gritos do sr. Duncan chamando a esposa. Claire percebe que o ritual não tinha o objetivo de descobrir quem pôs o artefato de mau agouro em seu quarto. Mas, parecia que Geillis tinha interesse em descobrir a verdade sobre Claire, deixando a jovem estrangeira com a suspeita da possibilidade de Geillis estar a serviço de Colum na investigação sobre ela. Durante o banquete ocorre um fato inesperado que surpreende a todos: Artur Duncan começa a passar mal, debruçando-se no chão e espumando pela boca. Claire não mede esforços para salvá-lo, entretanto suas ações são em vão.

Chega o dia de Jamie ir à caça com o duque. Ele se despede de sua esposa e pede para que ela tenha cuidado com Geillis, pois a viúva pode não ser uma boa companhia aos olhos das pessoas da região que comentavam sobre ela ser bruxa. Claire pede também que o marido tenha cuidado com o duque durante a caçada.

O capítulo termina com Laoghaire avisando que Geillis mandou chamar Claire, pois estava muito doente. A jovem enfermeira hesita por um instante pensando sobre o que Jaime lhe falou para ter cuidado com Geillis, mas seu senso altruísta juntamente com a vontade de ocupar seu tempo a fazem cavalgar rapidamente em direção à casa da viúva. Ao chegar lá, encontra a casa sem empregados, sem comida, com muita sujeira e Geillis embriagando-se. Ao questionar se ela estava doente, ambas são surpreendidas por um barulho fora da casa dos Duncan.

Vale destacar que entre os diversos eventos que ocorrem nesse capítulo, Claire e Jamie estão sempre fazendo amor. Entre uma ocasião e outra, ao acordar, ao deitar-se e ao despedir-se, o casal intensifica cada vez mais sua relação a partir da intimidade sexual. É possível notar um estreitamento dos laços que os unem e como o retorno de Claire ao século XX e, portanto, para Frank, está mais distante em possibilidades e também na vontade de Claire – embora, em alguns momentos ela sinta-se culpada por estar feliz.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

 

Fonte: 

GABALDON, Diana. Sob o signo do mau agouro. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 24, p. 391-455. 

Comentários

Postagens mais visitadas