RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 20

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 20

Clareiras desertas

 

 

Diana inicia este capítulo com uma nova etapa da viagem de Claire junto a Jamie e ao grupo liderado por Dougal. Nessa etapa, iriam ao encontro de Horrocks – desertor inglês – para conseguir algum tipo de informação ou ajuda que pudesse contribuir para a conquista da liberdade do jovem Fraser. Depois de mais uma noite de acampamento, ao acordar, a jovem inglesa se deparou com um embrulho em suas cobertas. Era um presente de Hugh Munro: uma libélula presa num âmbar. No papel de embrulho havia uma mensagem em outra língua – que Claire havia suposto se tratar de gaélico – que Jamie afirmava ser latim, visto que Munro havia sido professor antes de ser levado pelos turcos. A mensagem dizia lindamente:


Permita, então, que beijos apaixonados permaneçam
Em nossos lábios, comece a contagem
Até mil e cem 
E mais cem e mais mil. 
(GABALDON, 2018, p. 314)

Em seguida, Claire questionara Jamie sobre os perigos do encontro com Horrocks. O casal se afastou um pouco do grupo em direção a uma clareira – conforme Jamie já havia insinuado para sua esposa, com o objetivo de ficarem a sós para as intimidades – com a desculpa de buscar água no riacho para os cavalos, apesar de os homens imaginarem o que eles pretendiam fazer. E, no meio de uma bela cena de amor ardente entre a relva e a luz do sol, o casal fora surpreendido com dois soldados desertores do exército britânico. Eles tentam se aproveitar sexualmente da jovem inglesa e, num momento de constante tensão e apreensão, com Jamie sob a mira de uma arma de fogo em sua cabeça, Claire lembra-se da adaga que ganhara de presente de Jamie para sua proteção. Observando as feições de desespero do rapaz e com receio de que ele pudesse fazer algo arriscado, Claire lembra das instruções de Rupert e enfia a adaga entre as costelas do repugnante homem. Em meio à distração do outro desertor, Jamie consegue livrar-se cortando sua garganta.

Após esse incidente, o casal faz amor num impulso violento. Jamie desculpa-se com a esposa, não o bastante por não mantê-la em segurança contra os homens, mas por desejar e fazer sexo com a amada naquelas circunstâncias. Ambos tentam se acalmar, quando Dougal aparece questionando sobre a demora do casal. Jamie explica a situação e, nesse instante, Claire tem uma crise de riso – reflexo do estado de choque em que se encontrava em decorrência do ataque sofrido.

Ao final do capítulo, Jamie retoma o objetivo da passagem por aquela região: encontrar com Horrocks. Todavia, compreendendo a situação muito arriscada para a jovem inglesa – caso tivesse algum soldado inglês nas proximidades e a avistasse – exige, sob ameaças – que Claire fique segura no bosque até que ele resolva o problema e possa retornar. Após relutar bastante, Claire acata a decisão do marido. Enquanto ele vai na direção oposta, a jovem aproveita a ocasião para apreciar a natureza e observar as flores e os pássaros. É nesse momento que ela percebe em que lugar estava: a poucos quilômetros do círculo de pedras. Diante da oportunidade, analisa a situação, pensa em como será doloroso deixar Jamie. Ao mesmo tempo, pensa nas opções para o rapaz: se deixar o cavalo, ele poderá pensar que ela fora assassinada e se casar com Laoghaire. Contudo, ressalta que a ideia a transtornava tanto quanto deixar o jovem escocês. Mas, ela está decidida e passa por diversos obstáculos (riacho, pedras escorregadias e terrenos irregulares) em direção a Craigh na Dun.

Por fim, durante todo o percurso em direção ao círculo de pedras, os pensamentos em Jamie vão e vêm na cabeça da moça. Nota-se, então, que a jovem já está completamente apaixonada pelo ruivo escocês. Talvez o que a motiva a voltar ao século XX é a moral implícita no compromisso que tivera com Frank. A aventura em direção ao círculo de pedras é interrompida quando a moça cai no lago e depois de muito lutar para sair da água – com suas saias pesadas a empurrando para baixo – é salva pela mão de um homem. Apesar do alívio imediato, talvez não fosse a mão do homem que esperava ou que, de fato, poderia ajudá-la. Era o cabo Hawkins, subordinado do capitão Jack Randall. Assim, ficamos ansiosos pelo que acontecerá a Claire nos próximos capítulos, visto que havia fugido do capitão inglês por muito tempo, chegando, inclusive, a casar com um estranho para evitar esse encontro.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

 

Fonte: 

GABALDON, Diana. Clareiras desertas. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 20, p. 313-327. 

Comentários

Postagens mais visitadas