RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 16

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 16

Um belo dia

 

 

Neste capítulo, Diana Gabaldon nos faz imaginar um agradável passeio no qual Claire e Jamie aproveitam a natureza, conversam sobre variados assuntos, observam os corpos e os trejeitos um do outro e especulam sobre a presença da jovem inglesa nas terras escocesas.

A autora descreve com riqueza de detalhes e, de forma poética, o cenário onde Jamie e Claire caminham e estabelecem um importante diálogo a partir do qual vão se conhecendo melhor e estreitando a relação de um recém-casal. Diana nos ambienta entre colinas, rochas e samambaias. Nossa imaginação nos leva a ter uma percepção da aproximação e intensificação da ligação entre o casal. No entanto, é possível notar que o jovem escocês já nutria um forte sentimento em relação à estrangeira, por exemplo quando conta que exigiu que o casamento fosse de modo adequado (com vestido, capela e padre) para que ela se sentisse mais confortável – já que estava em uma situação de coação. Também percebemos o prévio interesse do rapaz em todas as ocasiões que promete proteger a jovem inglesa. Em contrapartida, embora Claire tenha resistido bastante à ideia do casamento e de estar com outro homem que não fosse Frank, é nesse contexto que ela confessa por mais de uma vez que desde algum tempo sentira atração pelo jovem. Em diversos momentos do passeio, a moça observa, encantada, Jamie em seu repouso, admirando seu corpo, seu rosto e todos os seus detalhes.

Embora Claire afirme que irá sentir ao ter que deixar Jamie quando tiver que partir de volta ao século XX, é evidente que ela já está apaixonada e confessa se divertir na companhia do rapaz. Talvez, ela ainda sinta o estranhamento por estar em um lugar que desde o início fora hostil à sua pessoa e também mantenha a esperança do conforto do seu lugar, do seu tempo e do seu lar.

Durante os diálogos, Jamie conta à sua esposa quais os reais interesses de Dougal com o casamento deles. Não parece se tratar de boa vontade e benevolência para com a jovem inglesa “desprotegida”. O rapaz conta sobre as articulações políticas que envolvem o clã Mackenzie e como a união do rapaz com a inglesa favoreceria Dougal à sucessão da liderança após a morte de Colum. Isso explica o fato de Jamie não ter feito o juramento – o que implicaria na assunção do jovem guerreiro ao lugar ocupado por Colum e, portanto, a vida do rapaz correria sério perigo.

Dois fatos marcam esse capítulo. Primeiro, o momento no qual Claire, Jamie, mais uma mulher (a estalajadeira) e os demais homens presentes na estalagem dançam músicas tipicamente escocesas. Parece uma celebração do amor do jovem casal completando 1 mês do enlace matrimonial. O segundo fato é quando Jamie chama Claire de Mo duinne – o que parece ser uma expressão em gaélico para dizer “minha morena” – demonstrando seu afeto e, mais do que isso, a grande paixão que alimentava em relação à estrangeira.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle



Fonte: 

GABALDON, Diana. Um belo dia. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 16, p. 260-281.  

Comentários

Postagens mais visitadas