RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 28

 

PARTE V - LALLYBROCH

Capítulo 28

Beijos e ceroulas

 

 

Este capítulo trata mais um pouco da inserção de Claire e Jamie em Lallybroch. No início, Claire afirma estar encontrando sua função no lugar: fazendo algumas das tarefas, pois Jenny já estava com dificuldades devido ao avançado estágio da gravidez, coletando ervas e plantas, cuidando das enfermidades de alguns dos moradores locais.

Jamie e Claire mencionam que em breve terão que partir e, Jenny questiona se é seguro diante da presença de alguns soldados pela região. O diálogo é interrompido quando, à sugestão de Ian propondo atribuições que permitam a Jamie sentir-se útil e entrosado em seu lar, o Sr. De Lallybroch vai consertar o moinho e convida sua esposa para acompanhá-lo. Durante o percurso até o moinho, Claire pergunta o porquê de Jamie ter continuado virgem. Ele contou sobre o tempo em que morou com Dougal, aos 14 anos, e que lá fora beijado por sua prima pela primeira vez. No entanto, os pais da menina descobriram e seu tio deu-lhe uma lição que o fez não pensar em garotas até os 16 anos. Também relatou sobre importantes diálogos que teve com seu pai que lhe disse que ao se intimamente com uma mulher deve-se assumir a responsabilidade e que “[...] a melhor coisa na vida de um homem é se deitar com a mulher que ama [...]” (GABALDON, 2018, p. 532). O jovem perguntou à sua esposa como foi no caso dela. A moça respondeu que seu primeiro beijo foi aos 8 anos com um menino um ano mais velho, no Egito, quando viajava com seu tio Lamb a trabalho.

 Enquanto Jamie tentava resolver o problema, Claire conhece uma senhora moradora do lugar, Vovó MacNab que havia ido procurar o senhor proprietário para pedir-lhe um favor: que arrumasse um trabalho de cavalariço para um de seus netos, visto que ele era constantemente surrado pelo pai. No meio da conversa, a senhora observa a cesta de Claire e demonstra compreender de ervas e plantas. Ela faz algumas sugestões, entre elas, o uso de determinada combinação de plantas para que pudesse engravidar – já que isso era um objetivo claro para os casamentos daquela época. Não se imaginava um casal não querer filhos.

Ao final do capítulo, surgem alguns homens dos dragões ingleses buscando comprar farinha. Jamie se esconde sob as águas e Claire, juntamente com velha senhora, senta-se sobre as roupas dele para que os soldados não vejam. As duas conseguem disfarçar a situação enquanto um dos soldados procurava consertar o moinho e já pretendia mergulhar nas águas frias onde estava Jamie. Momentos de tensão e suspense ocorrem enquanto o soldado começava a se despir quando o moinho voltou a funcionar gerando um alívio por parte das duas mulheres. Enquanto o militar procurava compreender o que havia prendido a roda do moinho, surge a ceroula que Jamie estava vestindo – a qual pertencera a seu pai. O soldado tem aquele pedaço de pano como resposta para sua indagação e o leva como uma espécie de suvenir. Logo quando eles partem, Jamie surge gélido e despido com as águas até a cintura e, buscando sair o mais rápido possível dali, interrompe a fala da Sra. MacNab – que iria lhe fazer o pedido – já afirmando que concederá o desejo dela desde que se afastasse imediatamente antes que ele congelasse naquelas águas.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

Fonte: 

GABALDON, Diana. Beijos e ceroulas. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 28, p. 529-541. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas