RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 17

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 17

Encontro com um mendigo

 

 

Este curto capítulo se inicia com mais um passeio do jovem casal em meio a rochas, plantas e a um caloroso sol de primavera. É interessante como Claire observa seu esposo estabelecendo uma comunicação com os pássaros. Ele fornece alguma explicação sobre a fauna do lugar, demonstrando seu conhecimento sobre as aves. A partir de um gesto simbólico, Claire questiona o motivo do rapaz dizer algumas palavras em gaélico – que, espertamente, conseguir traduzir – e porque ele fez o sinal da cruz. A moça compreende que o envolvimento de Jamie naquela circunstância se trata da perda de sua mãe quando ainda muito pequeno.

Posteriormente, Jamie procura entender sobre a forte ligação física e afetiva que o une a Claire. Pergunta se, com a experiência da moça, que ele sabe ser maior do que a dele, se ela sabe se isso ocorre com frequência entre homens e mulheres. Claire explica que nem sempre isso acontece e a conversa se encerra durante à troca de carícias e beijos.

Por intermédio de um diálogo sobre a possibilidade de Horrocks – desertor do exército inglês – ajudar, de alguma forma, a resolver a situação da premiação pela cabeça de Jamie, surge um amigo do jovem escocês: Hugh Munro. Sua aparição ocorreu ligeiramente como um susto por parte do casal quando ele lançou uma flecha em direção a ambos. Logo que reconheceu o artefato do amigo, o que parecia perigo foi substituído pela alegria do encontro.

Na ocasião, Claire observa que os amigos se comunicam de modo que Munro não emite palavra alguma, utilizando gestos e, algumas vezes, poucos sons. Logo, Jamie explica o que ocorreu com seu amigo: teve a língua cortada e os pés queimados pelos turcos. E atualmente, Munro vivia como um mendigo, com autorização da igreja para pedir esmola.

Vale ressaltar que Jamie logo apresenta, com bastante empolgação, Claire com sua esposa. O mendigo gesticula algo sobre a bela aparência da moça e ainda informa que também casou-se recentemente. Nesse contexto, oferece um dos coelhos que carregava pendurados em sua cintura a Claire como um presente de casamento. Após algumas trocas de sinais entre os amigos e com a tradução de Jamie na tentativa de incluir Claire na conversa, Munro se despede e vai embora. Jamie afirma que mandou um recado pelo mendigo sugerindo alteração no encontro com Horrocks.

Após voltarem para a hospedaria e recusarem-se jantar mediante às piadas de uma significativa quantidade de homens presentes no local, o casal sobe às escadas em direção ao quarto e lá quando estavam quase adormecendo, Jamie parece despertar novamente a partir de seu apetite sexual em relação a Claire. Os dois brincam e jogam com seus corpos e desejos um pelo outro. Esse momento é descrito por Diana, como sempre, de forma bem detalhada e nos faz imaginar cuidadosamente cada ação entre o jovem casal. Notamos, então, que há uma forte paixão permeada por desejo e uma ligação – talvez mais que carnal, espiritual, poderíamos pensar – entre ambos e que estão reconhecendo o território um do outro e, portanto, descobrindo seu/sua parceiro/parceira.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Encontro com um mendigo. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 17, p. 281-295.  

Comentários

Postagens mais visitadas