RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 27

 

PARTE V - LALLYBROCH

Capítulo 27

A derradeira razão

 

 

Este capítulo vai sendo desenvolvido a partir da inserção de Jamie e Claire no cotidiano de Lallybroch. Enquanto os homens partem para os campos para resolver questões relacionadas à administração e aos negócios da fazenda, as mulheres permanecem em casa com tarefas específicas à realidade feminina da Escócia do século XVIII. No decorrer desses momentos de atividades domésticas, Claire e Jenny estabelecem um diálogo a fim de se conhecerem um pouco e de alcançar alguma relação entre cunhadas. Todavia, Claire sente-se insegura diante das perguntas de sua cunhada, como se percebesse na jovem uma afirmativa de que cuidava melhor de Jamie do que sua esposa. Talvez, Claire ainda estivesse com essa desconfiança pelo fato de tudo ser tão recente ainda – seis meses desde que atravessou pelas pedras – e por saber da relação afetuosa entre os irmãos.

Neste capítulo, há também a busca de Jamie pela aproximação com sua família desde que fora levado pelos ingleses. Durante a procura de Jenny e Claire pelo pequeno Jamie – que, numa peraltice, havia fugido dos olhos da Sra. Crook (espécie de governanta da casa) – elas se depararam com um segundo doce entre o menino o seu tio no qual este procurava ensinar-lhe coisas adequadas para um menino de dois anos.

Nesse contexto, Jamie também procurou mostrar toda a casa a Claire: os cômodos e os objetos que a decoravam. Claire observava os quadros nas paredes e notou dois mais especificamente: o primeiro, com Jenny quando criança cercada de pássaros e então, Jamie explica que ela cuidava das aves feridas e, usando de seu senso de humor, logo o rapaz fez referência ao seu cunhado Ian, como se a jovem tivesse sido atraída pelo fato de ter que cuidar de sua deficiência. O outro quadro que chama a atenção da moça é um que tem as figuras de Jamie e seu irmão mais velho, Willie. Nesse período, há um aprofundamento da confiança e proximidade da relação entre Jamie e Claire. Ele fala sobre a amizade e o afeto entre eles e como admirava seu irmão de modo que agia conforme os passos dele. Mostrou ainda um objeto – uma pequena cobra esculpida em madeira – com o qual foi presenteado por seu saudoso irmão – morto aos 11 anos por varíola.

O ápice do capítulo é quando Jamie resolve, finalmente, contar para Claire qual era outra razão pela qual havia casado com ela. A declaração surpreendeu a moça que esperava qualquer outra explicação e não: “ – Porque eu a queria. [...] - Mais do que eu jamais desejara alguém na vida [...]” (GABALDON, 2018, p. 526). A revelação é seguida de muitas risadas diante da ironia do rapaz ao afirmar que já a amava apesar de Claire ser uma estrangeira – uma sassenach – ou de ter uma cara de carneiro, brincou. Ressaltou ainda os momentos em que cavalgaram juntos e nos quais sentiu o corpo, as nádegas e cabeça da jovem batendo em seu peito.

O capítulo termina com a reflexão de Claire sobre a rotina de Lallybroch e as funções de cada pessoa do lugar e a jovem apreciando a paisagem durante o cair da tarde. Jamie se aproxima e a protege do frio daquela tarde de primavera. Após algum tempo de visibilidade poética das figuras do casal – um em relação ao outro observando seus rostos no reflexo da luz que se esvaía – Jamie chama Claire de “meu amor” e o romântico instante é concretizado com os dois fazendo amor.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. A derradeira razão. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 27, p. 521-529. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas