RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 22

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 22

Acertos de contas

 

Após o resgate de Claire do Fort William, ela, Jamie e o grupo liderado por Dougal chegam a uma hospedaria. Além do cansaço gerado no conflito com os ingleses, os homens do grupo agiam de forma a ignorar a presença da jovem estrangeira. Ao subir ao quarto, Jamie inicia uma conversa lembrando à sua esposa sobre a promessa que havia feito caso ela saísse do lugar onde a deixou quando fora encontrar Horrocks. O rapaz tenta deixar claro que as ações dela prejudicaram não somente ao casal, mas colocou em risco a vida de todos os homens do grupo.

Por consequência, Jamie aparece com o cinto indicando que irá castigá-la. Ela tenta argumentar, promete que não irá mais causar transtorno algum e, temendo a situação, diz que irá obedecê-lo sem questionar. Todavia, Jamie fala que até compreende que ela veio de outro lugar com hábitos e costumes diferentes – mais fáceis do que nas Terras Altas, apesar que era necessário fazê-la entender por meio da dor, pois, por experiência própria sabe que a dor é que garante não cometer erros graves como o que ela causou. Em meio à luta corporal entre o casal e sob muita relutância e indignação de Claire, Jamie consegue bater na esposa. Depois de tudo, Claire está possuída de raiva pelo que Jamie fez. Ele dorme no chão do quarto. Na manhã seguinte, o casal vai tomar café da manhã junto com os demais membros do grupo e – sob aviso de Jamie – é motivo de risos e zombaria.

Claire reflete um pouco sobre aquela nova realidade e como a violência é algo comum e, ao mesmo tempo, a guerra daquela época não se distingue tanto assim das guerras que aconteceriam no século XX. Em seus pensamentos vem à lembrança do toque de Jack Randall em seu corpo e como isso estabeleceu uma breve ligação entre sua vida antiga – com Frank – e o momento no qual estava vivendo. Mesmo com a raiva que estava pela surra que levou, Claire pensa como Jamie é real e confessa que ele já representava, para ela, muito mais do que Frank poderia ser em sua vida.

Antes de continuar a viagem, Dougal – contrariado – compra outro cavalo para Claire e ela o nomeia como “Cardo” (emblema heráldico da Escócia). Isso diz muito sobre o sentimento que a estrangeira passou a ter em relação àquela terra. Ainda muito desconfortável com as dores geradas pela surra que levou, ela imagina como será passar mais algum tempo sobre a sela de um cavalo. Então, com um gesto de gentileza, Murtagh joga uma manta grossa sobre a sela do cavalo da jovem.

Depois de um tempo, ainda com muita dor, Claire inventa uma mentira sobre uma pedra na pata do cavalo para seguir um pouco a pé e descansar suas nádegas e, Jamie a acompanha. O grupo segue à frente e, sob iniciativa de Jamie, o casal começa a conversar. Ele relata que já fora castigado por diversas vezes. Fala a respeito de muitas experiências e castigos pelos quais passou: por professores, por seus tios e por seu pai – sobre este, ele destaca que sempre fora um homem justo e bondoso. A conversa se estende de modo que Claire começa a esquecer a raiva e ambos chegam até mesmo a rir bastante dos casos relatados por Jamie. Nesse instante, Claire diz que ama Jamie. Em resposta, o rapaz ri bastante com a declaração da jovem diante de tudo o que havia falado sobre as surras que levou.

Após esses momentos de gargalhadas, o casal continuou a viagem. Enquanto cavalgava, Claire pensava sobre o fato de Jamie nunca ter declarado seus sentimentos em relação a ela, embora as ações dele representassem muito mais do que ele poderia sentir pela jovem inglesa: arriscou sua vida por ela.

Depois de algum tempo de silêncio, Jamie conta a Claire sobre a circunstância da morte de seu pai. Relata também sobre o conflito existente entre ele e Jack Randall e o interesse pessoal e sexual que oficial inglês nutria pelo jovem escocês – chegando a propor a troca da liberdade do rapaz pelos prazeres sexuais. Claire sentiu-se enojada diante de tudo que ouvira. Como Jamie havia sido açoitado há poucos dias e ainda sentia muitas dores, ele contou que chegou a considerar a possibilidade, mas descartou tão logo pensou, pois não queria decepcionar seu pai.

Após esse intenso diálogo, o casal volta a falar sobre o que ainda não havia sido resolvido: a surra sofrida por Claire. Jamie perguntou se, depois de tudo o que havia exposto sobre sua vida, a moça compreendia por que a castigou fisicamente. Ela afirmou que compreendia, no entanto, disse-lhe que se ele tentasse machucá-la outra vez, ela usaria sua adaga para machucá-lo antes. O rapaz pegou a referida adaga e utilizou as mesmas palavras em gaélico usadas no juramento a Colum para afirmar e jurar que antes que pensasse em levantar a mão para a jovem estrangeira mais uma vez, o metal da adaga perfuraria seu coração. Ao final da conversa, o casal havia se perdoado.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Acertos de contas. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 22, p. 343-368. 

Comentários

  1. Resumo perfeito❤ Obrigada pelo carinho que nos oferece com esses resumos maravilhosos! 😍🥰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas