RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 21

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 21

Une mauvais quart d’heure após a outra

 

 

O capítulo dá continuidade ao sequestro de Claire por parte dos soldados ingleses que a encontraram tentando escapar das águas do lago próximo ao círculo de pedras. O texto inicial mostra Claire na sala do capitão Jack Randall – no Fort William (para onde fora levada) – observando e mexendo em alguns utensílios e gavetas do local. Logo, Jack Black surge na sala e estabelece um jogo de ameaça e suspense pretendendo descobrir a verdade sobre a jovem inglesa. Analisando que ela casou-se com um escocês das Terras Altas e, portanto, preferindo aquelas pessoas ao seu povo (compatriotas ingleses), o capitão suspeita que ela seja uma espiã francesa. Entre as veladas ameaças em seu discurso e na exibição de uma faca, Randall parecia agir de forma cautelosa e sem pressa, pois imaginava que os homens do grupo de Dougal não saberiam onde estaria a jovem enfermeira.

Após um momento em que Claire esteve em outra sala e pensou sobre sua situação, ela retornou à sala do capitão e ele avisou que a mesma seria enviada à prisão de Tolbooth. A jovem fica preocupada diante dessa possibilidade, uma vez que conhecia a História do Fort, sabia do desconforto, dos crimes e do perigo do lugar. Como saída, recorreu às informações que dispunha. Mencionou o nome do duque de Sandringham como uma forma de insinuar que sabia da relação deles e que poderia também estar a serviço do duque. Todavia, a moça parece não ter sido convincente e se vê diante de uma iminente agressão e violação física.

Depois de Claire ter seu corpo exposto e diante da possibilidade de um estupro, Jamie surge na janela da sala para resgatar sua esposa. Surpreso com a presença do rapaz e com a relação entre ele e a inglesa, Randall amplia seus atos de violência e põe a faca diante do pescoço da jovem. Jamie estava usando apenas uma arma descarregada que havia conseguido depois de matar um dos soldados do Fort. No entanto, o capitão não sabia dessa informação e pede que Jamie jogue a arma. Ao tomá-la tenta um disparo contra Jamie, o rapaz aproveita a ocasião e entra em luta corporal com Randall, quebrando o nariz deste. O casal dispara em fuga, encontrando diversos obstáculos pelo caminho até conseguir chegar próximo ao lugar onde Rupert os aguardava com o cavalo de Jamie.

O casal se junta ao grupo liderado por Dougal – que, segundo Jamie, havia resistido à ideia de resgatá-la por ainda suspeitar da estrangeira – e seguem pela estrada. Enquanto cavalgavam, Claire notara que Jamie estava muito bravo e não emitia nenhuma opinião. A moça se chateou com aquela atitude e insistiu interrogando seu esposo. Jamie resolve descer do cavalo e impõe o mesmo a Claire. Eles começam uma intensa discussão a qual são evidenciados rancores e culpa. Muitas palavras ofensivas são ditas por ambos.

Sobrecarregado de preocupação com a moça e cansado daquela briga, e, com um tom de voz ameno, Jamie revela como se sente: “- Você está me dilacerando, Claire” (GABALDON, 2018, p. 342). Isso nos revela o quanto o rapaz amava sua esposa e quanto sofria por vê-la em perigo, quando parecia que ela procurava o perigo. Notando a mudança na entonação de voz e na atitude de Jamie, Claire compreende a situação pela qual ele passou, arriscando-se, para salvar a vida dela, então pede perdão a seu esposo. Os dois se perdoam, seguem estrada adiante ao encontro do restante do grupo, mas a moça percebe que algo não ficou resolvido.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Une mauvais quart d'heure após a outra. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 21, p. 327-342. 

Comentários

Postagens mais visitadas