RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 23

 

PARTE III – NA ESTRADA

Capítulo 23

Retorno a Leoch

 

 

Este capítulo se inicia com a chegada de Claire e Jamie à hospedaria onde Dougal e o restante do grupo os aguardavam. A inglesa foi recebida pelo chefe de guerra Mackenzie sob elogios à sua performance – por ter aguentado a viagem mesmo com as dores geradas pela surra que sofreu – e com um leve tapinha em seu quadril.

O casal vai para o quarto descansar antes de retornarem a Leoch. Claire interrompe o sono bruscamente ao perceber que havia esquecido de perguntar como fora a conversa com o desertor inglês. Sendo assim, ao falar “Horrocks”, ela acabou despertando Jamie e este acordou assustado e, sem compreender bem o que estava acontecendo, pôs-se em estado de alarme com sua adaga na mão. Posteriormente a essa situação, o rapaz conta sobre o encontro e que Horrocks afirmou que o responsável pela morte do sargento-mor (da qual Jamie está sendo acusado) é Jack Randall.

Analisando a situação e, percebendo que não teriam como provar a autoria do crime por parte do capitão inglês, o casal especula sobre partir para outros territórios: França, Roma, América. No entanto, Jamie ainda tem esperança de poder viver livremente na Escócia e um dia poder voltar a Lallyboch – embora demonstre resistência a essa ideia, pois acredita que sua irmã foi desonrada por Randall e que esteja vivendo com um soldado inglês. Pensando sobre essas possibilidades, Claire imagina que afastar-se daquela região tornaria mais difícil a sua volta através do círculo de pedras. Ao mesmo tempo, ela é tomada por um sentimento perturbador: sentia-se traindo Jamie pelo fato de pensar em ir embora e deixá-lo – observava em sua fala que ele a incluía em sua vida, garantindo sua segurança.

Jamie conta a Claire que há outra possibilidade de limpar seu nome e conquistar sua liberdade. Ele revela que há um inglês – que costuma negociar com Colum – que poderia ajudar nessa missão: duque de Sandringhan. A conversa é interrompida por um percevejo que assusta a jovem inglesa.

Depois de dormirem um pouco, começa a viagem de volta a Leoch. Ao chegar ao castelo, Claire está esgotada de sono e de cansaço que mal consegue descer do cavalo e é amparada por seu marido. Ao adentrar no castelo com a jovem em seus braços, surgem muitas conversas e comentários por parte dos curiosos ali presentes. Colum questiona sobre a situação e é informado que Claire e Jamie estão casados. Durante o percurso, o qual ele carregava Claire em seus braços até o quarto, surge Laoghaire que, segundo Claire, fica feliz ao ouvir a voz do rapaz, pois muda de expressão ao vê-la em seus braços. Antes mesmo de descansar, Jamie sai do quarto afirmando ter algo a resolver. É então que Claire confessa, a si mesma, estar com ciúmes de Jamie com Laoghaire. Esses pensamentos impedem que – mesmo cansada – a estrangeira consiga dormir. Ela começa a devanear sobre as intenções de Jamie em casar-se com ela. Em seguida, se questiona sobre sua permanência naquele lugar e naquela época específica. Por um momento, ela lembra de Frank, mas, em virtude de tamanha semelhança entre ambos, é que surge Jonathan Randall em seus pensamentos, desse modo, ela tem dificuldade em trazer a imagem de seu primeiro marido à sua mente.

Mais uma vez, Claire pensa como seria se deixasse Jamie e fosse embora. O rapaz volta ao quarto, e possuída de tanto ciúme e, portanto, de um sentimento de muita insegurança sobre o que o rapaz sente por ela e também o que sente em relação a Laogheire, Claire questiona Jamie sobre sua saída, se fora encontrar a moça para dar alguma satisfação no que diz respeito ao casamento. Após bastante insinuação por parte de Claire, Jamie questiona se ela está suspeitando que ele a traiu. O jovem guerreiro sente-se ofendido e age grosseiramente ao dar um murro na cômoda e ao jogar as botas na parede. Claire afirma entender que Jamie casou-se com ela por causa de interesses financeiros, já que viu ele exigindo de Colum sua parte correspondente aos aluguéis pelo fato de agora ser um homem casado, conforme indicava as leis da época.

Depois de Claire acusar o rapaz, Jamie afirma – muito irritado – que tinha direito sobre a inglesa e que ela teria que aceitar. A moça xinga o rapaz e, diante disso, ele diz que se ela deseja ir embora, que vá, pois ele não iria impedi-la. O tom da conversa vai se tornando mais ameno e os dois vão se entendendo aos poucos. Quando Jamie questiona sobre os xingamentos que Claire direcionou a ele e que não compreendeu – claro! São expressões de outra época – a moça explica e o clima de tensão e raiva é interrompido por risos. Jamie também explica que o dinheiro a que tem direito por ser casado não vale muita coisa e que sua exigência imediata ao chegar no castelo fora em virtude da surpresa que preparou para ela: havia comprado uma aliança de casamento. Claire ficou intensamente emocionada com o gesto do rapaz. Em seguida, Jamie perguntou se ela iria usar a aliança e disse que ela estava livre para decidir se queria continuar ali com ele. Nesse contexto, Claire compreende que já estava completamente entregue ao rapaz: “Se eu pretendia poupar os sentimentos de Jamie e os meus próprios, parecia que já era tarde demais” (GABALDON, 2018, p. 383).

Após discussões, incertezas e lágrimas, Claire e Jamie fazem amor violentamente a ponto de a moça ficar machucada. De início, ela resiste um pouco e pede para interromper por causa das dores que a incomodam naquele momento, mas depois ela se entrega e toma as mesmas atitudes em relação ao corpo de seu amado. Depois de dormirem um pouco, permaneceram deitados, os corpos colados, juntos pelo elo daquela relação sexual tão intensa. Jamie afirma - de forma extremamente carinhosa e romântica – que eles pertencem um ao outro: “Parece que não posso possuir sua alma sem perder a minha” (GABALDON, 2018, p. 386). Há uma intensidade na relação que o jovem casal estava construindo. Algum tempo depois, ainda muito dolorida dos atos de amor selvagem aos quais se entregaram, Claire se vê novamente chamada pelos desejos de Jamie. Embora ela tente resistir, eles acabam fazendo amor mais uma vez. Só que agora de forma delicada e suave, como se Jamie quisesse se redimir dos momentos anteriores.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle


Fonte: 

GABALDON, Diana. Retorno a Leoch. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 23, p. 369-387. 

Comentários

Postagens mais visitadas