RESUMO: LIVRO 1 - CAP. 26

 

PARTE V - LALLYBROCH

Capítulo 26

A volta do senhor das terras

 

 

No capítulo anterior, o casal alcançou o ápice de sua relação – até o presente momento – concretizando o amor em meio à dor e à entrega total de ambas as partes. O início deste capítulo é marcado pela viagem de Claire e Jamie para Lallybroch. Durante a cavalgada até o lugar, eles aproveitaram a companhia um do outro em alguns momentos de silêncio seguidos de conversas sobre diversos temas: primeiro, sobre a vida de Claire no século XX – com exceção de Frank – e todas as modernas invenções que viriam à frente. Depois, falaram sobre Colum, o castelo, a caça e o duque. Conversaram sobre a impressão que tinham a respeito do duque, mencionaram acerca da relação de Jamie e Murtagh. Sobre isso, Claire comentou sobre o humor introspectivo do padrinho de seu esposo e Jamie falou que ele tinha muito apreço pela moça – esta pareceu surpresa. Ainda discutiram sobre Geillis e seus crimes, se ela seria realmente queimada na fogueira e sobre a marca de vacina que ela tinha no braço, revelando-se ser de outra época, assim como Claire.

Encontraram um homem à cavalo na estrada e Jamie o reconhecera como alguém da região próximo à Lallybroch. O encontro foi rápido, apenas um cumprimento. Ao partir, o homem – Jock Graham – deu boas vindas ao casal. Ao se aproximarem do lugar, foram recebidos por cães que logo foram acalmados por Jamie. O jovem guerreiro parecia estar receoso ao chegar ao seu lar, à Lallybroch, mas abriu as portas e adentrou com a autoridade de um dono chegando em sua propriedade.

Claire descreve Jenny, sua cunhada, como uma mulher muito bonita, de sobrancelhas e cabelos negros, olhos tão azuis quanto os de Jamie e dona de uma pequena estatura – o que a surpreendeu, pois imaginava que ela seria tão alta, ou quase, quanto seu irmão – com pouco mais de 1,50 m. O encontro entre os irmãos se deu com muita tensão. Jamie, ao ver sua irmã com uma criança pequena e grávida de outra, tratou logo de acusar a jovem de ter mantido um relacionamento com Jonathan Randall após o período em que o capitão inglês açoitou Jamie pela primeira vez e tentou violentar a moça. No entanto, Jamie não ficara sabendo que – com o golpe de Jenny nas partes íntimas do capitão – nada havia ocorrido de fato. A discussão se intensificou porque Jamie insistia em acusar a irmã sem ao menos ouvi-la. Entre muitos insultos e uma bofetada de Jenny no rosto de seu irmão – que mantinha sua acusação devido ao fato de Jenny mencionar que pôs o nome de seu filho em homenagem a seu irmão, Jamie como ele – o rapaz se sentira ofendido e culpado pelo que acreditava ter acontecido naquela situação de anos atrás.

Enquanto os irmãos discutiam em alto tom, Claire resolveu aguardar os ânimos se acalmarem fora da casa. Ela observou um homem chegar à propriedade e, ao conversarem um pouco, acabou descobrindo que ele era o marido de Jenny. Claire o descreve como um homem alto, muito magro e desprovido de uma de parte de sua perna direita substituída por um pedaço de madeira. Após se conhecerem, Claire e Ian – esse é seu nome – entram na casa e, no meio da confusão, ele esclarece que é o marido de Jenny e pai das crianças. Todavia, Jamie ainda acreditava que Randall havia abusado de sua irmã e que Ian fez uma gentileza ao casar-se com ela. No entanto, sob muita relutância de Jamie em aceitar a verdade, Ian esclarece que Jenny era virgem ao se casar, comprovando – através de sua palavra e, se Jamie quisesse, com os lençóis da noite de núpcias – que nada acontecera entre a moça e o capitão inglês.

Com tudo às claras, Jamie pediu perdão à sua irmã. Eles acabaram se entendendo e Jenny pediu para ver as costas de seu irmão. Ao vê-las, Jenny perguntou se tinha doído muito e se ele havia chorado. Jamie respondeu afirmativamente e Jenny revelou que chorou durante todos os dias em que ele esteve longe quando fora levado por Randall. Então, se concretizou o perdão e a reconciliação entre os irmãos. Vale ressaltar, que Claire destaca a forte presença de espírito de Ian ao contornar e acalmar toda a situação demonstrando o homem calmo e compreensivo que ele é.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

  

Fonte: 

GABALDON, Diana. A volta do senhor das terras. In: GABALDON, Diana. Outlander: a viajante do tempo. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 1, cap. 26, p. 501-521. 

Comentários

Postagens mais visitadas