RESUMO: LIVRO 2 - CAP. 9

 

PARTE II – OS PRETENDENTES AO TRONO LE HAVRE, FRANÇA FEVEREIRO DE 1744

Capítulo 9

Os esplendores de Versalhes

 

 

Este capítulo começa com Claire mostrando a Jamie o vestido que mandou fazer para usar no jantar em Versalhes. O objetivo de estar no referido jantar era conseguir estabelecer algumas relações importantes na corte francesa a fim de impedir a revolta jacobita que estava a ser semeada.

Pronto para partir para Versalhes, Jamie fica escandalizado com o vestido vermelho – Sang-du-Christ, segundo Claire, a cor da temporada – com o qual sua esposa estava vestida. O jovem escocês estava tão impressionado que afirmou poder ver até a terceira costela e também o umbigo pelo decote do vestido. Claire argumentou dizendo que a moda francesa era muito mais chamativa do que aquele vestido e que o próprio Jamie já deveria ter visto. Pensando sobre os olhares que iriam cair sobre Claire, insistiu para que ela usasse um leque maior do que o que ela havia pensado para cobrir um pouco mais o decote.

Em Versalhes, o casal encontrou uma antiga “conhecida” de Jamie, Annalise de Marillac. A moça pareceu atirar-se em Jamie o levando para interagir com outros homens presentes. Mas, antes de se afastar, Jamie recomendou a Claire que tivesse cuidado com os homens e que não fosse até as alcovas (espécie de compartimentos com um sofá e duas cadeiras para conversar particularmente ou para descanso temporário, mas frequentemente eram usadas pelos convidados para momentos íntimos).

As conversas e risadas dos convidados são interrompidas pela anunciação da chegada do rei Louis. Claire nota que algo chamou a atenção dele. Acreditava ter sido Jamie – “Vestido de kilt e xale de tartã, com um casaco e colete de seda amarela e com seus cabelos flamejantes soltos até o ombro e uma única trança pequena de um lado [...]” (GABALDON, 2018, p. 163) –, no entanto a figura real se direcionava a Claire atraído por seu vestido, sua elegância e beleza. Ele a cumprimentou e Jamie fez a apresentação de sua esposa. Se Jamie acreditava que o vestido de Claire era escandaloso, ele ficou boquiaberto com a forma que a acompanhante do rei estava ornamentada: os seios expostos, adornados por joias e os mamilos perfurados com mais joias os atravessando. Claire aproveitou a oportunidade para fazer uma brincadeira afirmado que iria marcar um horário com mestre Raymond para perfurar seus próprios seios. Enquanto Jamie se afastou para conversar com mais algumas pessoas, Claire entrou em uma das alcovas para descansar os pés. Tirou os sapatos e colocou os pés sobre uma das cadeiras. No entanto, surgiu um homem – que ela diz talvez ser o visconde de Rambeau – a importunando, mordiscando seus pés e a assediando. No entanto, ela agiu rapidamente, tentando se desvencilhar do incômodo e logo foi socorrida por Jamie que atirou o homem na fonte do palácio.

Após o incidente, Jamie e Claire foram convidados para dormir em um dos appartement do palácio. Conversaram sobre a punição que Claire receberia por ter ido às alcovas quando Jamie havia a alertado. Todavia, Claire soube fugir do assunto, elogiando o fato de Jamie saber jogar xadrez. Ele explicou que aprendeu com seu tio Colum e, mais uma vez, Claire elogiou a inteligência do Mackenzie mais velho. No dia seguinte, Claire amanhece muito enjoada e Jamie, como sempre, mostra-se muito preocupado e atencioso. Os dois resolvem passear pelos jardins do palácio e ela logo melhora. Jamie chama a atenção da esposa sobre sua relação com mestre Raymond, pois havia boatos de que ele era envolvido com magias, bruxos e coisas do tipo. Ele cita os perigos envolvidos e Claire lembra-se de quando esteve presa no buraco de ladrões em Cranesmuir. Depois disso, o casal tem uma conversa descontraída sobre como os diferentes povos (franceses, ingleses e escoceses) nomeiam o membro íntimo masculino.

Na parte final do capítulo, Claire e Jamie almoçam junto ao rei Louis e aos seus convidados. Sentindo muita vontade de fazer xixi, Claire pensa em retirar-se da mesa, mas teme ser uma atitude deselegante para com o rei. Após alguns instantes, ela não consegue mais administrar a situação e sai para resolver suas necessidades. Jamie vai atrás de sua esposa e, por um momento, a recrimina por tal atitude, mas logo percebe que ela está sentindo-se mal em virtude da gravidez e, então, desculpa-se. Nesse momento, Jamie sente-se mais uma vez impotente diante da situação de Claire, pois, apesar de ter prometido protegê-la até mesmo com seu corpo, ele percebe que não pode fazer nada em relação à gravidez, está fora de seu controle.

Por fim, encerrado o almoço, os convidados saem do ambiente interno do palácio e se dispersam pelos jardins com muitas conversas. Claire percebe as carruagens chegando – provavelmente com convidados atrasados para o almoço – e nota alguns sotaques e reconhece algumas pessoas, entre elas, o duque de Sandringham. O capítulo termina de forma surpreendente para o casal:  percebem se aproximando a figura de um homem tão conhecido por eles: Jack Randall. Claire fica apreensiva diante da reação que Jamie poderia ter, no entanto, nota que ele permaneceu imóvel e que seu sangue agitava-se o suficiente para que ela pudesse ouvir. Diante da paralisia momentânea de Jamie, Claire chamou pelo seu nome e depois desmaiou.

Resumo feito pela nossa Sassenach Karla Danielle

 

Fonte: 

GABALDON, Diana. Os esplendores de Versalhes. In: GABALDON, Diana. Outlander: a libélula no âmbar. São Paulo: Arqueiro, 2018. v. 2, cap. 9, p. 157-177.

Comentários

Postagens mais visitadas